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TítuloResiliência no sistema de transportes e mobilidade urbana. Caso de estudo da cidade da Póvoa de Varzim
Outro(s) título(s)Resilience in transportation systems and urban mobility. Case study of the city of Póvoa de Varzim
Autor(es)Gonçalves, Luís António da Pena Jardim
Orientador(es)Ribeiro, Paulo
Palavras-chaveResiliência
Sistema de transportes
Mobilidade urbana
Modelos de repartição modal
Modelos de Duração
Weibull
Risco
Resilience
Transport system
Urban mobility
Modal split models
Duration Models
Risk
Data28-Jul-2022
Resumo(s)Embora os riscos, desastres naturais e crises sejam inerentes à existência humana, a velocidade, a frequência e a escala a que estes eventos ocorrem não tem precedentes, tendo-se verificado na última década um aumento do número de desastres naturais relacionados com a alteração das condições climáticas. No entanto, embora a alteração das condições climáticas seja um problema global, os seus impactos ocorrem localmente. Assim sendo, as cidades e os seus sistemas de transporte estão constantemente sob ameaça da ocorrência de perturbações de origem natural e, ou provocadas pelo Homem. Assim, surge o conceito de resiliência, que define a resiliência dos sistemas urbanos de transporte como a capacidade de um sistema de resistir, reduzir e absorver os impactos de uma perturbação, mantendo um nível de serviço aceitável (resiliência estática), restaurando a operação regular e equilibrada dentro de um período de tempo e custo razoáveis (resiliência dinâmica). Então, esta tese de doutoramento tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia que permita avaliar e definir o estado de resiliência no sistema de transportes e mobilidade urbana, tendo por base uma avaliação e três dimensões: caracterização dos padrões de mobilidade e avaliação da escolha modal, a avaliação da disponibilidade e flexibilidade da oferta de modos de transporte, e a avaliação do funcionamento (desempenho) da infraestrutura de transportes e mobilidade. Por último, foi desenvolvido um caso de estudo para a cidade da Póvoa de Varzim, com o objetivo de testar o nível de aplicação e discutir a sua viabilidade do modelo de avaliação de resiliência proposto, com base em cenários de interrupção da circulação de tráfego no principal eixo rodoviário da cidade. Através da análise dos resultados obtidos para as várias dimensões do modelo, foi possível mostrar que a metodologia proposta pode ser utilizada como uma ferramenta de planeamento de transportes, com capacidade de avaliação do processo de resiliência e definição de estratégias de intervenção nos sistemas de transportes e mobilidade das cidades.
Although risks, natural disasters and crises are inherent to human existence, the speed, frequency and scale at which these events occur is unprecedented, with an increase in the number of natural disasters related to the alteration of climate conditions. However, while changing climatic conditions is a global problem, its impacts occur locally. Therefore, cities and their transport systems are constantly under threat from natural and/or man-made disturbances. Thus, the concept of resilience arises, which defines the resilience of urban transport systems as the ability of a system to resist, reduce and absorb the impacts of a disturbance, maintaining an acceptable level of service (static resilience), restoring regular operation. and balanced within a reasonable period of time and cost (dynamic resilience). So, this doctoral thesis has as main objective the development of a methodology that allows to evaluate and define the state of resilience in the transport and urban mobility system, based on an evaluation and three dimensions: characterization of mobility patterns and evaluation of choice. modal, the assessment of the availability and flexibility of the supply of transport modes, and the assessment of the functioning (performance) of the transport and mobility infrastructure. Finally, a case study was developed for the city of Póvoa de Varzim, with the objective of testing the level of application and discussing its feasibility of the proposed resilience assessment model, based on scenarios of interruption of traffic circulation in the city main road. Through the analysis of the results obtained for the various dimensions of the model, it was possible to show that the proposed methodology can be used as a transport planning tool, capable of evaluating the resilience process and defining intervention strategies in transport systems and city mobility.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoPrograma doutoral em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79543
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
C-TAC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
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