Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79304

TítuloO teatro como forma de habitar o espaço urbano: um estudo sobre ocupações artísticas na cidade e seu poder de conscientização política e social
Autor(es)Carvalho, Ana Luiza Pradel de
Orientador(es)Mora, Teresa
Palavras-chaveArtes cénicas
Teatro de rua
Teatralização do real
Urbano
Espaços urbanos
Cidade
Tabus
Performance arts
Street theater
Theatricalization of the real
Urban
Urban spaces
City
Taboo
Data14-Dez-2021
Resumo(s)O objetivo principal deste estudo é compreender o poder de conscientização política e social que as artes cénicas possuem ao habitarem espaços urbanos, traduzindo-se naquilo que conhecemos como o famoso e popular Teatro de Rua. Buscaremos entender, o que caracteriza esse tipo de arte, seu percurso histórico e quais são as ferramentas e os meios utilizados para que ela se concretize e para que consiga alcançar seu objetivo de conscientização. O teatro de rua é uma modalidade teatral praticada ao redor do mundo por muitos grupos teatrais que escolhem o meio urbano como palco. Utilizando os artifícios necessários e enfrentando os desafios que surgem no decorrer de uma apresentação artística tendo a cidade como escolha de cena, a maior parte deles se utilizam da teatralização do real para tratar de temas que muitas vezes são banalizados pela sociedade e/ou temas que em sua maioria são considerados tabus. Para que assim, a reflexão e o impacto diante da ação cênica/performativa apresentada seja ainda maior para o público que a recebe, convidando-os a uma reflexão diante o assunto proposto. Partindo deste princípio, será apresentado como ponto de referência principal, o grupo de teatro brasileiro Tá na Rua, que teve seu surgimento em 1980 na cidade do Rio de Janeiro – Brasil. Em meio ao caos da ditadura militar brasileira (abril de 1964 - março de 1985), o grupo carioca Tá na Rua nasce como forma de resistência social e cultural e vive, até os dias de hoje, cumprindo sua função artística social, levando aos cidadãos, educação, política, arte e informação. Como recorte, será utilizada a peça “Dar não dói, o que dói é resistir”, que abrange o tema da ditadura militar e representa uma enorme resistência cultural e artística ocasionada na época. Também será discutido sobre o caráter político que o espaço urbano por si já carrega, sobre o direito que todo cidadão tem em participar da produção e criação do espaço urbano e social em que vivemos e sobre seu potencial artístico.
The main goal of this study is to understand the power of political and social awareness that is generated in street theater performances, especially in an urban context, as well as analyzing the historical development of this phenomena in the contemporary age. This paper attempts to understand what features characterize this artform and how they are pivotal in the realization of a work’s intended goal. Street theater is a theatrical modality practiced around the world by many theater groups that choose the urban environment as their stage. Using the necessary props and facing the challenges that arise during an artistic performance with the city as the backdrop, the majority of these groups use the theatricalization of the real to deal with themes that are often trivialized by society and/or are considered taboo. Due to the setting of the performance the impact on the audience is far greater, and this generates a more thorough reflection on the proposed subject. Based on this principle, the Brazilian theater group Tá na Rua, which had its emergence in the city of Rio de Janeiro – Brazil in 1980, will be presented as the main point of reference. Amidst the chaos of the Brazilian military dictatorship (April 1964- March 1985) the group was born as a form of social and cultural resistance, and lives, to this day, fulfilling its social and artistic function. The political character that the urban space carries will also be discussed, as well as the right that every citizen has to participate in its creation, and the right to explore its artistic potential.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79304
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Luiza Pradel de Carvalho.pdfDissertação de Mestrado502,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID