Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79276

TítuloDescolagem de rótulos: um estudo sobre o Grupo Jovens Ativos Ciganos, em Braga
Autor(es)Berenguer, Ana Belmira Vasconcelos
Orientador(es)Mora, Teresa
Palavras-chaveCruz Vermelha Portuguesa
Estereótipos
Etnia Cigana
Preconceitos
Portuguese Red Cross
Prejudices
Roma ethnicity
Stereotypes
Data14-Dez-2021
Resumo(s)Esta investigação está inserida no âmbito do mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e tem como objetivo entender se as atividades desenvolvidas pelo Grupo Jovens Ativos Ciganos, que faz parte do Projeto Geração Tecla da Juventude de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, contribuem para a descolagem de rótulos e preconceitos em relação à etnia cigana. Para isso, procedeu-se ao enquadramento do Grupo e das suas atividades, para se perceber as fundamentações da criação do mesmo, e realizaram-se entrevistas a quem assistiu às sessões de formação de forma a se recolherem eventuais perceções em relação à etnia cigana anteriores à formação e as perceções posteriores à formação. Com os resultados deste estudo, foi possível concluir que havendo mais informação em relação à etnia cigana, especificamente em relação aos seus hábitos, costumes e história, existe um maior entendimento das suas particularidades e até uma maior tolerância em relação aos seus comportamentos, sendo necessária a existência deste género de atividades que promovem a inclusão com base na educação.
This research is part of the Master's degree in Communication, Art and Culture of the Institute of Social Sciences of the University of Minho and aims to understand whether the activities developed by the Grupo Jovens Ativos Ciganos, which is part of the project Geração Tecla of Youth of Braga of the Portuguese Red Cross, contributes to the take-off of labels and prejudices towards roma ethnicity. To this end, the Group and its activities were framed in order to understand the reasons for it ´s creation and interviews were conducted with those who attended the training sessions in order to gather possible perceptions of roma ethnicity prior to the sessions and after the sessions. With the results of this study, it was possible to conclude that if there was more information about roma ethnicity, their habits, practices and history, there would be a better understanding of its particularities. This type of activities are necessary to promote inclusion through education so that there is more tolerance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79276
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Belmira Vasconcelos Berenguer.pdfDissertação de Mestrado2,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID