Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79246

TítuloMarketing de conteúdo digital no setor da formação executiva: o caso da UMinhoExec
Autor(es)Faria, Francisca de Oliveira Leite
Orientador(es)Casais, Beatriz Graça Luz
Palavras-chaveMarketing de conteúdo
Inbound vs. Outbound Marketing
Redes sociais
Experiência do consumidor
Envolvimento
Content marketing
Social media
User experience
Engagement
Data19-Jul-2022
Resumo(s)Ao longos dos anos as redes sociais foram desempenhando um papel cada vez mais importante na divulgação dos negócios, marcando a presença das marcas e conferindo-lhe uma maior visibilidade. Posto isto, é cada vez mais importantes que as empresas tenham boas estratégias de marketing de conteúdo de forma a envolver os seus consumidores. No que concerne a este projeto, o objetivo prende-se compreender as interações geradas pelas publicações digitais da UMinhoExec junto da sua audiência. Procedeu-se à análise das práticas de marketing de conteúdo da organização no contexto digital através das suas atividades nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e no seu website e com base nas recomendações da literatura desenvolveu-se uma estratégia de marketing de conteúdo digital com o propósito de alavancar as interações e promover a conversão de vendas. De forma a perceber o quão envolvidos estão os consumidores relativamente aos conteúdos digitais da UMinhoExec, examinaram-se todas as publicações que a organização fez nas suas plataformas – 129 publicações no Facebook, 99 publicações no Instagram e 102 publicações no LinkedIn – de comunicação digital durante os seis meses do estágio e analisou-se o tipo de publicações com as quais os utilizadores mais interagem– reações, partilhas, comentários, alcance e cliques na ligação. Também se analisou o conteúdo e a estrutura do website bem como o seu desempenho em alguns parâmetros – tempo médio de carregamento da página por segundo do website da UMinhoExec, idioma dos utilizadores que visitam o website da UMinhoExec e origem dos utilizadores do website da UMinhoExec – através das ferramentas Google Analytics e Facebook Business. Constatou-se que, de acordo com a análise das publicações do Facebook, Instagram e LinkedIn, existe pouco envolvimento por parte da audiência, mesmo quando são publicações que apelam à sua interação e emoção. Por fim, foi criado um conjunto de recomendações que a organização deve seguir com base no conhecimento académico revisto no sentido de aumentar a notoriedade da marca e o envolvimento com os seus consumidores, fidelizando-os e estabelecendo relações duradouras bem como gerar maior alcance.
Over the years, social networks have played an increasingly important role in the dissemination of business, marking the presence of brands and giving it greater visibility. Therefore, it is increasingly important that companies have good content marketing strategies in order to engage their consumers. In what concerns this project, the goal is to understand the interactions generated by UMinhoExec's digital publications with its audience. It was analyzed the organization's content marketing practices in the digital context through its activities on social networks (Facebook, Instagram and LinkedIn) and on its website, and based on literature recommendations, it was developed a digital content marketing strategy with the purpose of leveraging interactions and promoting sales conversion. In order to understand how engaged consumers are with UMinhoExec's digital content, it was examined all the posts the organization made on its digital communication platforms - 129 posts on Facebook, 99 posts on Instagram, and 102 posts on LinkedIn - during the six months of the internship and analyzed the type of posts that users interacted with the most - reactions, shares, comments, reach, and clicks on the link. The content and structure of the website were also analyzed as well as its performance in some parameters - average page load time per second of the UMinhoExec website, language of users visiting the UMinhoExec website and origin of users of the UMinhoExec website - through the Google Analytics and Facebook Business tools. It was found that, according to the analysis of the publications on Facebook, Instagram and LinkedIn, there is little involvement from the audience, even when they are publications that appeal to their interaction and emotion. Finally, a set of recommendations was created that the organization should follow based on the academic knowledge reviewed in order to increase brand awareness and engagement with its consumers, building loyalty and establishing lasting relationships as well as generating greater reach.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79246
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisca de Oliveira Leite Faria.pdfRelatório de Estágio905,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID