Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79246
Título: | Marketing de conteúdo digital no setor da formação executiva: o caso da UMinhoExec |
Autor(es): | Faria, Francisca de Oliveira Leite |
Orientador(es): | Casais, Beatriz Graça Luz |
Palavras-chave: | Marketing de conteúdo Inbound vs. Outbound Marketing Redes sociais Experiência do consumidor Envolvimento Content marketing Social media User experience Engagement |
Data: | 19-Jul-2022 |
Resumo(s): | Ao longos dos anos as redes sociais foram desempenhando um papel cada vez mais importante na
divulgação dos negócios, marcando a presença das marcas e conferindo-lhe uma maior visibilidade.
Posto isto, é cada vez mais importantes que as empresas tenham boas estratégias de marketing de
conteúdo de forma a envolver os seus consumidores.
No que concerne a este projeto, o objetivo prende-se compreender as interações geradas pelas
publicações digitais da UMinhoExec junto da sua audiência.
Procedeu-se à análise das práticas de marketing de conteúdo da organização no contexto digital
através das suas atividades nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e no seu website e com
base nas recomendações da literatura desenvolveu-se uma estratégia de marketing de conteúdo digital
com o propósito de alavancar as interações e promover a conversão de vendas.
De forma a perceber o quão envolvidos estão os consumidores relativamente aos conteúdos digitais
da UMinhoExec, examinaram-se todas as publicações que a organização fez nas suas plataformas – 129
publicações no Facebook, 99 publicações no Instagram e 102 publicações no LinkedIn – de comunicação
digital durante os seis meses do estágio e analisou-se o tipo de publicações com as quais os utilizadores
mais interagem– reações, partilhas, comentários, alcance e cliques na ligação. Também se analisou o
conteúdo e a estrutura do website bem como o seu desempenho em alguns parâmetros – tempo médio
de carregamento da página por segundo do website da UMinhoExec, idioma dos utilizadores que visitam
o website da UMinhoExec e origem dos utilizadores do website da UMinhoExec – através das ferramentas
Google Analytics e Facebook Business.
Constatou-se que, de acordo com a análise das publicações do Facebook, Instagram e LinkedIn, existe
pouco envolvimento por parte da audiência, mesmo quando são publicações que apelam à sua interação
e emoção.
Por fim, foi criado um conjunto de recomendações que a organização deve seguir com base no
conhecimento académico revisto no sentido de aumentar a notoriedade da marca e o envolvimento com
os seus consumidores, fidelizando-os e estabelecendo relações duradouras bem como gerar maior
alcance. Over the years, social networks have played an increasingly important role in the dissemination of business, marking the presence of brands and giving it greater visibility. Therefore, it is increasingly important that companies have good content marketing strategies in order to engage their consumers. In what concerns this project, the goal is to understand the interactions generated by UMinhoExec's digital publications with its audience. It was analyzed the organization's content marketing practices in the digital context through its activities on social networks (Facebook, Instagram and LinkedIn) and on its website, and based on literature recommendations, it was developed a digital content marketing strategy with the purpose of leveraging interactions and promoting sales conversion. In order to understand how engaged consumers are with UMinhoExec's digital content, it was examined all the posts the organization made on its digital communication platforms - 129 posts on Facebook, 99 posts on Instagram, and 102 posts on LinkedIn - during the six months of the internship and analyzed the type of posts that users interacted with the most - reactions, shares, comments, reach, and clicks on the link. The content and structure of the website were also analyzed as well as its performance in some parameters - average page load time per second of the UMinhoExec website, language of users visiting the UMinhoExec website and origin of users of the UMinhoExec website - through the Google Analytics and Facebook Business tools. It was found that, according to the analysis of the publications on Facebook, Instagram and LinkedIn, there is little involvement from the audience, even when they are publications that appeal to their interaction and emotion. Finally, a set of recommendations was created that the organization should follow based on the academic knowledge reviewed in order to increase brand awareness and engagement with its consumers, building loyalty and establishing lasting relationships as well as generating greater reach. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79246 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca de Oliveira Leite Faria.pdf | Relatório de Estágio | 905,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons