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https://hdl.handle.net/1822/79050
Título: | Indicadores de qualidade na teleconsulta em cuidados de saúde primários: o cuidado centrado no utente |
Outro(s) título(s): | Teleconsultation quality indicators in primary health care: patient centered-care |
Autor(es): | Reis, Mariana da Silva |
Orientador(es): | Rego, Nazaré Glória Gonçalves Crispim, José António Almeida |
Palavras-chave: | Cuidado centrado no utente Cuidados de saúde primários Teleconsulta Telemedicina Patient-centered care Primary health care Teleconsultation Telemedicine |
Data: | 24-Jun-2022 |
Resumo(s): | Com a atual evolução da digitalização da saúde, muito impulsionada pela pandemia da COVID-19, é
expectável que as teleconsultas comecem a ser mais utilizadas nos Cuidados de Saúde Primários,
nomeadamente as consultas síncronas áudio (por telefone) ou por videoconferência (videochamadas)
entre profissionais de saúde (Médicos e Enfermeiros) e utentes/doentes.
A prestação de cuidados de saúde através de teleconsultas deve ser alvo de avaliação por parte da
gestão da qualidade das organizações de saúde, de forma a garantir que as necessidades dos
consumidores/ utentes/ doentes sejam cumpridas. Por este motivo, surgiu o objetivo de identificar
indicadores para criar uma cultura de Cuidado Centrado no Utente/Doente em teleconsultas, nos
Cuidados de Saúde Primários.
Este trabalho de investigação teve por base a metodologia Delphi, em que foram concretizados os
seguintes passos: definição de objetivos de investigação, escolha dos participantes para incorporar o
grupo de especialistas, desenho do questionário com base na literatura e, por fim, a análise e
discussão de resultados. O questionário teve como propósito o desenvolvimento e validação de
métricas para identificar e monitorizar indicadores de qualidade da dimensão da qualidade "Cuidado
Centrado no Utente/Doente", em teleconsultas, nos Cuidados de Saúde Primários.
De forma melhorar a prestação de cuidados de saúde, no âmbito da telemedicina, sobretudo no que
diz respeito à centralidade no utente, resultou desta investigação a seleção e avaliação de 48
indicadores de qualidade com foco no Cuidado Centrado no Utente/Doente, e adaptados à teleconsulta
e à realidade Portuguesa, dentro de 3 categorias: Estrutura, Processo e Resultado. O consenso entre os
especialistas não foi, em geral, elevado (w de Kendall de 0,574 relativo à categoria Estrutura; 0,663
para categoria Processo; e 0,674 para categoria Resultado), mas houve bastante consenso
relativamente a alguns indicadores. With the current evolution of the digitalization of health, driven by the COVID-19 pandemic, it is expected that teleconsultations will be more used in Primary Health Care, specifically synchronous audio consultations (by telephone) or videoconference (video calls) between health professionals (Doctors and Nurses) and patients. The provision of health care through teleconsultations must be evaluated by the quality management of health organizations to ensure that the needs of consumers/ patients are met. For this reason, this study was carried out under the objective of identifying indicators to create a culture of Patient-Centered Care in teleconsultations in Primary Health Care. This research work was based on the Delphi methodology, and the following steps were carried out: definition of research objectives, choice of participants to join the group of experts, design of the questionnaire based on the literature, and, finally, the analysis and discussion of results. The purpose of the questionnaire was to develop and validate metrics to identify and monitor quality indicators in the "Patient-Centered Care" quality dimension in teleconsultations for Primary Health Care. To improve the provision of health care, within the scope of telemedicine, especially regarding patient centeredness, this research resulted in the selection and evaluation of 48 quality indicators with a focus on Patient-Centered Care, and their adaptation to teleconsultation and the Portuguese reality within 3 categories: Structure, Process, and Result. The consensus among experts was, in general, not high (Kendall's w of 0.574 for the Structure category; 0.663 for the Process category; and 0.674 for the Outcome category), but there was high agreement regarding some indicators. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79050 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mariana da Silva Reis.pdf | Projeto de Mestrado | 2,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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