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https://hdl.handle.net/1822/78992
Título: | A relação da rendibilidade das empresas com os benefícios fiscais |
Autor(es): | Silva, André Filipe Ferreira da |
Orientador(es): | Marques, Mário |
Palavras-chave: | Impostos Incentivos fiscais Rendibilidade Taxes Tax incentives Profitability |
Data: | 9-Jun-2022 |
Resumo(s): | Os incentivos fiscais ao investimento são uma ferramenta fiscal que permite o desagravamento
tributário e contribui para o investimento em ativos fixos tangíveis e ativos intangíveis por parte das
empresas. A aplicação destas ferramentas tem como objetivo último a criação de postos de trabalho e a
promoção da competitividade das empresas.
A presente dissertação visa analisar o impacto dos incentivos fiscais na rendibilidade das
empresas de modo a contribuir para o conhecimento inerente aos incentivos fiscais, quer por parte dos
decisores políticos que aplicam estas ferramentas fiscais, quer pelos gestores que as utilizam. A recolha
de informação para a realização do trabalho empírico foi feita, numa primeira fase, no portal das finanças,
de onde se obteve a lista de empresas que usufruíram de incentivos fiscais ao investimento e respetivos
montantes. Numa segunda fase, recolheu-se informação económica e financeira das mesmas empresas
na base de dados Orbis Europe. A estratégia empírica baseou-se num modelo estatístico em que a
variável dependente é a rendibilidade e a variável explicativa são os incentivos fiscais referidos
anteriormente. Para ajudar a explicar a rendibilidade foi incluído no modelo variáveis de controlo como a
dimensão, idade, endividamento, liquidez, rotação do ativo e a tangibilidade. Estas variáveis foram
calculadas através da informação económica e financeira recolhida e, segundo múltiplos autores, são
variáveis que têm impacto na rendibilidade das empresas.
Os resultados empíricos obtidos do modelo demonstraram que os incentivos fiscais estão
associados positivamente e de forma significativa com a rendibilidade dos ativos. No que diz respeito às
variáveis de controlo, todas as variáveis são estatisticamente significativas e apenas duas variáveis detêm
um impacto positivo na rendibilidade sendo elas a liquidez e a rotação do ativo. As outras variáveis do
modelo registam uma associação negativa com a rendibilidade das empresas.
Este estudo contribui para um aumento do conhecimento sobre os incentivos e ajuda a perceber
melhor o impacto que os incentivos podem ter na rentabilidade das empresas. Tax incentives for investment are a fiscal tool that allows tax relief and contributes to investment in tangible and intangible assets by companies. The application of these tools has the goal of creating jobs and promoting the competitiveness of companies. This dissertation aims to analyse the impact of taxes incentives on firms’ profitability in order to contribute to the knowledge inherent to tax incentives, both by the policy makers who apply theses tax tools and by the managers who use them. The information for the empirical work was collected, in first stage, from the Portuguese tax authority website, which contain the list of companies that benefited from tax incentives and respective amounts was obtained. In a second phase, economic and financial information on the same companies were collected from the Orbis Europe database. The empirical strategy was based on a statistical model in which the dependent variable is profitability, and the explanatory variable is the above-mentioned tax incentives. To help explain profitability, control variables such as size, age, debt, liquidity, asset turnover and tangibility were included in the model. These variables were calculated using the economic and financial information collected and, according to multiple authors, are variables that have an impact on the company’s profitability. The empirical results obtained from the model show that tax incentives are positively and significantly associated with return on assets. Regarding to control variables, all variables are statistically significant and only two variables have a positive impact on profitability, namely liquidity and asset turnover. The other variables in the model have a negative association with corporate profitability. This study contributes to an increased knowledge of tax incentives and helps to understand the impact that tax incentives can do on corporate profitability. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78992 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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