Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7886
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Casa-Nova, Maria José | - |
dc.date.accessioned | 2008-06-02T18:16:42Z | - |
dc.date.available | 2008-06-02T18:16:42Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | "Ensaio : Avaliação e Políticas Públicas em Educação". ISSN 0104-4036. 13:47 (Abr./Jun. 2005) 181-216. | eng |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7886 | - |
dc.description.abstract | O objectivo do presente artigo consiste em procurar transmitir um olhar sociologicamente informado no que concerne à situação portuguesa no domínio das políticas educativas públicas e investigações produzidas relacionadas com o sistema educativo e a (i)migração, ou seja, com a tentativa de construção de uma educação intercultural. Neste sentido, será realizada uma análise descritiva e compreensivo-interpretativa da evolução desta problemática em Portugal desde que a mesma se tornou objecto de reflexão por parte de investigadores/as e políticos nos finais da década de oitenta, início da década de noventa do século XX. Nesta análise, será dada ênfase às investigações e quadros teóricos produzidos e às medidas legislativas e políticas educativas no domínio do tratamento da diferença cultural dentro do sistema educativo português. | eng |
dc.description.abstract | The aim of this article consists in attempting to transmit a sociologically informed view in what the Portuguese situation in the field of public policies and research related to the educational system and (im)migration are concerned, that is, in attempting to construct an intercultural education. In this way, a descriptive and comprehensiveinterpretative analysis of the evolution of this problem in Portugal will be realized, since the latter became an object of reflection on the part of researchers and politicians towards the end of the 80s, the beginning of the 90s of the XXth century. In this analysis, emphasis will be given on the research and theoretical frameworks produced and on the legislative measures and educational policies in the field of treating cultural difference in the Portuguese educational system. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | (I)Migração. Diferença | eng |
dc.subject | Educação intercultural. | eng |
dc.subject | (Im)Migration. Difference | eng |
dc.subject | Intercultural education | eng |
dc.title | (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas | eng |
dc.type | article | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(I) Migrantes, diversidades.pdf | (I)Migrantes, diversidades | 1,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |