Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78797

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalhares, Sandra Susana Pires Silvapor
dc.contributor.authorAraújo, Daniela Martins Salgueiropor
dc.date.accessioned2022-07-14T16:34:44Z-
dc.date.available2022-07-14T16:34:44Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.date.submitted2022-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78797-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO relatório “Dimensão Ética na Estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico” integra dois Projetos de Intervenção que se incorporam no plano de avaliação das Práticas de Ensino Supervisionado I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os projetos desenvolvidos ocorreram em dois contextos educativos divergentes: um em Pré-Escolar (com um grupo de crianças heterogéneo (entre 3 e 6 anos) numa instituição pública); e outro em 1.º Ciclo (com um grupo de crianças do 3.º Ano (8 e 9 anos) numa instituição privada). O projeto delineado no contexto Pré-Escolar parte da dificuldade das crianças em identificarem as emoções nas interações do seu quotidiano, bem como pelo seu interesse pela arte e o gosto de explorar obras de artes. No 1.º Ciclo, o projeto nasce das ações e interações que as crianças estabelecem com os seus pares, tal como o interesse crescente do grupo em explorar, interpretar e recriar obras de artes. A partir da Educação Artística e das emoções, promoveu-se a articulação entre as diferentes áreas do saber com vista ao desenvolvimento de uma prática pedagógica intencional e reflexiva, proporcionando aprendizagens diferenciadas de um ensino mais tradicional. Recorreu-se à metodologia investigação-ação, permitindo a existência de momentos complementares: observação, ação, reflexão e pesquisa, análise e avaliação. Salienta-se o sucesso nos resultados atingidos nas aprendizagens e competências adquiridas exibidas nas atividades propostas, assim como nos diálogos e produções efetuadas. Os projetos permitiram concluir a importância do contacto com as Artes Visuais e da potencialidade da mesma como meio de articulação com as restantes áreas do saber, assim como também a possibilidade holística de desenvolvimento e aquisição de aprendizagens que esta fornece às crianças.por
dc.description.abstractThe report “Ethical dimension in Aesthetics: emotions in the Visual Arts in integrative activities in Pre-School Education and 1st. Cycle Education” integrates two Intervention Projects that are incorporated in the evaluation plan of Supervised Teaching Practices I and II of the Masters in Pre School Education and Teaching of the 1st. Cycle. The developed projects took place in two divergent educative contexts: one in Pre-School (with a group of heterogeneous children (between 3 and 6 years old) in a public institution); and another in 1st. Cycle (with a group of children from the 3rd. Year (8 and 9 years) in a private institution). The project outlined in a Pre-School context starts from the children's difficulty in identifying the emotions in their daily interactions, as well as their interest in art and the taste for exploring works of art. In the 1st. Cycle, the project is born from the actions and interactions that children establish with their peers, as well as the group's growing interest in exploring, interpreting and recreating works of art. Based on Artistic Education and emotions, the articulation between the different areas of knowledge was promoted with a view to the development of an intentional and reflective pedagogical practice, providing differentiated learning from a more traditional teaching. The research-action methodology was used, allowing the existence of complementary moments: observation, action, reflection and research, analysis and evaluation. The success in the results achieved through the learning and acquired skills in the proposed activities, as well as in the dialogues and productions carried out, is highlighted. The projects allowed us to conclude the importance of contact with the Visual Arts and its potential as a means of articulation with other areas of knowledge, as well as the holistic possibility of development and acquisition of learning that it provides to children.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectArtespor
dc.subjectArtes Visuaispor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectArtpor
dc.subjectArts Educationpor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectInterdisciplinaritypor
dc.subjectVisual Artspor
dc.titleDimensão ética na estética: as emoções nas Artes Visuais em atividades integradoras na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.title.alternativeEthical dimension in aesthetics: emotions in the visual arts in integrative activities in Pre-School and 1st. Cycle of Educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203007778por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Martins Salgueiro Araujo.pdf13,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID