Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78782

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Luiz Albertopor
dc.date.accessioned2022-07-14T09:08:22Z-
dc.date.available2022-07-14T09:08:22Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationMoura, L. A. (2021). Chasing the sun: oasis, britpop, política e a união do reino pela música. Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura, 10(2), 1-31por
dc.identifier.issn2358-212Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78782-
dc.description.abstractO presente artigo propõe lançar um olhar sobre a trajetória da banda inglesa Oasis no período entre 1993 e 1997 e as suas implicações para a música e a cultura britânica. Lançaremos mão da biografia musical para contextualizar o grupo dentro do momento sociopolítico, econômico e cultural da época, assim como, sob o prisma do território enquanto palco de formações culturais, destacaremos a cidade de Manchester como fundamental na composição do som, da atitude e da imagem da banda. O intervalo investigado é marcado, na música nacional, como um momento de reafirmação de identidade e de pertencimento ao Reino Unido, o que acabou por constituir o movimento conhecido como Britpop. A rejeição ao grunge de Seattle, EUA - até então dominante no início dos anos 1990 - é primordial para entender a ignição do Britpop e a leva de bandas da época. A partir de 1997, o Britpop entraria em decadência e, paradoxalmente, com a volta do Partido Trabalhista ao poder no Reino Unido. Visualizaremos o Oasis enquanto banda „símbolo‟ do „New Lad‟, nova representação do machismo alimentado pela mídia local. Para tal, partimos de uma metodologia combinando análises acadêmicas, periódicos, documentários, entre outros. Com isso, vislumbramos uma visão ampla do que foi o fenômeno Oasis, do seu protagonismo no Reino Unido entre 1993 e 1997 e suas implicações sociais e políticas, no ano em que os shows em Knebworth, Inglaterra, completam 25 anos, “a última grande demonstração da música”3 antes da internet.por
dc.description.abstractThis article proposes to have a look at the trajectory of the English band Oasis between 1993 and 1997, and its implications for British music and culture. We will use musical biography to contextualize the group within the sociopolitical, economic and cultural moment of the time, as well as, from the perspective of the territory as a stage for cultural formations, we highlight the city of Manchester as fundamental in the composition of sound, attitude and image of the band. The interval investigated here is marked by the return of national music as a factor of identity and belonging in the United Kingdom, a movement that became known as Britpop. The rejection of grunge from Seattle, USA, until then the dominant musical movement in the early 1990s, is essential to understand the ignition of Britpop and the new wave of British bands. Years later, starting in 1997, Britpop would come to a 'symbolic' end, and the return of the Labor Party to power in the UK. We'll also see Oasis as the 'symbol' band of the 'New Lad', a new representation of sexism fueled primarily by local media. We started from a methodology that combined academic analyses, periodicals, documentaries, among others. With this, we intend to give a broad vision of what the Oasis phenomenon was, of its leading role in the UK between 1993 and 1997 and its social and political implications, in the year that the concerts in Knebworth, England, turn 25, “the last great demonstration of music” before internet.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Acre (UFAC)-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F145843%2F2019/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOasispor
dc.subjectBritpoppor
dc.subjectReino Unidopor
dc.subjectManchesterpor
dc.subjectNew Ladpor
dc.subjectUnited Kingdompor
dc.subjectUKpor
dc.titleChasing the sun: oasis, britpop, política e a união do reino pela músicapor
dc.title.alternativeChasing the sun: oasis, britpop, politics and the union of the kingdom by the musicpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5249por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage31por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume10por
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalTropos: Comunicação, Sociedade e Culturapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Moura, Luiz Alberto (2021)Chasing the Sun Oasis, Britpop, Política e a União do Reino pela Música.pdf495,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID