Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78743
Título: | Promoção da Ecoliteracia: estratégias pedagógicas para combater a indiferença ecológica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Promoting Ecoliteracy: pedagogical strategies to combat ecological indifference in the 1st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education |
Autor(es): | Costa, Diana Brito da |
Orientador(es): | Ramos, Rui Lima |
Palavras-chave: | Ambiente Ecoliteracia Ecossistema Interdisciplinaridade Literatura infantojuvenil Children’s literature Ecoliteracy Ecosystem Environment Interdisciplinarity |
Data: | 4-Mar-2022 |
Resumo(s): | O presente documento surgiu no âmbito da Unidade Curricular Estágio no decorrer do segundo
ano do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de
Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
O tema central abordado nas intervenções educativas foi a promoção da consciência ecológica dos
alunos relativamente aos problemas ambientais que ameaçam o nosso planeta, recorrendo à
exploração de obras de literatura infantojuvenil e à escrita de diferentes géneros textuais, com o
propósito de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, ponderados e críticos acerca
da influência do ser humano no meio ambiente.
O Projeto partiu, portanto, do estudo da Língua Portuguesa, mas implementou atividades
transdisciplinares, procurando articular conhecimentos com outras áreas do saber como o Estudo do
Meio, a Matemática e as Artes.
O estágio decorreu em turmas do 2.º e do 5.º ano, em escolas do distrito de Braga, Portugal.
A metodologia utilizada neste projeto foi de investigação-ação. Foram recolhidos dados a partir de
trabalhos desenvolvidos pelos alunos, de observação direta registada em diário de bordo e de fichas
de metacognição. A intervenção foi permanentemente acompanhada de reflexão sobre o trabalho
desenvolvido. The present work was developed as part of the Internship Curricular Unit during the second year of the Master´s in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The central theme addressed in the educational interventions was the promotion of students´ ecological awareness of the environmental problems that threaten our planet, using the exploration of children´s literature and writing in different textual genres, with the purpose of contributing to the formation of more aware, thoughtful and critical citizens about the influence of human beings on the environment. Therefore, the project started from the study of the Portuguese language, but implemented transdisciplinary activities, seeking to articulate knowledge with other areas of knowledge such as the study of the environment, mathematics and the arts. The internship took place in 2nd and 5th grade classes, in schools in the district of Braga, Portugal. The methodology used in this project was action-research. Data were collected from work carried out by the students, direct observation recorded in a logbook and metacognition worksheets. The intervention was permanently accompanied by reflection on the work carried out. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78743 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diana Brito da Costa.pdf | 4,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons