Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78742
Título: | A educação literária e as emoções: intervenção no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
Autor(es): | Oliveira, Manuela Adriana de Sousa |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Educação literária Emoção Partilha União Literary education Emotion Sharing Unity |
Data: | 2-Mar-2022 |
Resumo(s): | O presente documento consta da experiência de estágio no ano letivo 2020/2021, em dois ciclos
de ensino distintos, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, abordando primordialmente a área do Português.
Neste estágio, foi desenvolvido um plano de intervenção pedagógica que aborda a Educação
Literária em articulação com as emoções. A principal intenção deste projeto é fomentar hábitos de leitura
nas crianças e, ao mesmo tempo, desenvolver as capacidades de análise de uma obra literária,
observando as mensagens que cada livro transporta e como elas se articulam com factos das suas vidas.
Ao longo deste percurso e de forma a alcançar os objetivos traçados neste projeto recorreu-se a
diversas estratégias, nomeadamente à estratégia de pré-leitura, leitura e pós-leitura, à recolha de dados
através de questionários ou notas de campo e numa fase final ao diálogo ou a fichas de reflexão, onde
foi possível verificar as principais dificuldades, interesses das turmas e as aprendizagens obtidas ao longo
das intervenções. Os resultados obtidos comprovaram vantagens deste projeto e desenvolvimento das
crianças tanto ao nível cognitivo como afetivo. This document is part of the internship experience in the academic year 2020/2021, in two different education cycles, 1st and 2nd Cycles of Basic Education, primarily addressing the Portuguese subject. At this stage, a pedagogical intervention plan was developed that addresses Literary Education in conjunction with emotions. The main intention of this project is to encourage healthy reading habits in children and, at the same time, develop the analysis skills of a literary work, observing the messages that each book carries and how they are articulated with the facts of their lives. Along this path and in order to achieve the objectives outlined in this project, several strategies were used, including the strategy of pre-reading, reading and post-reading, data collection through questionnaires or field notes and in a final phase to dialogue or reflection sheets, where it was possible to verify the main difficulties, interests of the groups and the lessons learned during the interventions. The results obtained proved the advantages of this project and the development of children both at the cognitive and affective levels. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78742 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manuela Adriana de Sousa Oliveira.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons