Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78740
Título: | Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico |
Autor(es): | Azevedo, Viviana Catarina Lima |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Educação literária Valores Papel do docente Aprendizagens significativas Plano Nacional de Leitura Literary education Values Teacher's role Meaningful learning National Reading Plan |
Data: | 23-Fev-2022 |
Resumo(s): | No âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido
o presente relatório de estágio, com o intuito da efetivação dos requisitos para a obtenção de
grau Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de
Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
A prática pedagógica teve, no total, a duração de vinte e sete semanas, no período
compreendido entre outubro de dois mil e vinte e junho de dois mil e vinte e um, dividida por
dezassete semanas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dez semanas em contexto de 2.º Ciclo do
Ensino Básico, em duas turmas, uma de 1.º ano e outra do 6.º ano de escolaridade. Desta
forma, este relatório integra um projeto de intervenção pedagógica, cuja problemática se
insere na pesquisa da ligação existente entre a Educação Literária e o desenvolvimento de
valores, sendo acompanhado por um conjunto de objetivos que pretendem ser respondidos.
É constituído por atividades promotoras da leitura e da Educação Literária, que buscam
estimular o gosto pela leitura, bem como desenvolver aprendizagens significativas.
Por fim, os resultados da intervenção pedagógica apontam para o facto da
possibilidade de formar leitores críticos e conscientes, desenvolvendo a análise e
interpretação de obras literárias geradoras de experiência e conhecimento. Verifica-se, do
mesmo modo, um desenvolvimento a nível reflexivo que permite, também, a formação de
cidadãos ativos e críticos relativamente ao mundo que os rodeia. The present internship report was conducted within the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, in order to accomplish the demanded requirements to obtain the master’s degree in 1st Cycle of Primary Education and in Portuguese Language, History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Primary Education. The teaching practice had, in total, the duration of twenty-seven weeks, in between October of two thousand and twenty and June of two thousand and twenty-one, that were divided by seventeen weeks in the 1st Cycle of Primary Education and ten weeks in the context of the 2nd Cycle of Primary Education, in two classes – one in the first grade and other in the sixth grade. As a result, this paper integrates a pedagogical intervention, which main focus is to search for a connection between Literary Education and its capability of developing student’s values, while being monitored by a variety of goals that needed to be answered. It was formed by activities that promoted reading and Literary Education, that seek to enhancement the appreciation for reading, as well as develop meaningful apprentice. To summarize, the results of the pedagogic intervention point to the possibility of forming critic and conscient readers, by developing the analyses and interpretation skills of literary works that generate different experiences and knowledge. Furthermore, we can also see a development in the reflective thinking that too allows, the creation of active and critical citizens in relation to the world that surrounds them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78740 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Viviana Catarina Lima Azevedo.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons