Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78632
Título: | As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças |
Outro(s) título(s): | Investigative activities and a science corner: contributions to children's learning |
Autor(es): | Sousa, Jéssica Sofia Macedo de |
Orientador(es): | Varela, Paulo |
Palavras-chave: | Educação em ciências Educação Pré-Escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagem por investigação Science education Pre-School Education Primary school teaching Learning by inquiry |
Data: | 10-Mar-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório resulta de um projeto de intervenção e investigação pedagógica desenvolvido em
contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de
"Estágio”, do 2.º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico. Atendendo à problemática definida naqueles contextos, o projeto teve como objetivos de
intervenção: promover uma abordagem prática e integrada das diferentes áreas de conteúdo, com
recurso a atividades de ciências. Pretendeu também criar na sala do pré-escolar um espaço físico
dedicado à área do “Conhecimento do Mundo”, que permitisse o contacto e a exploração livre de
materiais e objetos, de modo a diversificar os interesses e as oportunidades de aprendizagem das
crianças. Os objetivos de investigação, foram os seguintes: identificar os conhecimentos prévios das
crianças sobre cada tema a explorar; analisar o processo de exploração das atividades práticas de
ciências com as crianças; identificar situações, do processo de exploração das atividades, promotoras
do desenvolvimento de saberes de outras áreas curriculares e avaliar as aprendizagens realizadas pelas
crianças em cada um dos temas explorados. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação,
na qual cada atividade de ciências correspondeu a um ciclo de planificação, ação, observação e reflexão.
No contexto de educação pré-escolar (n=24) foram realizadas 5 atividades de ciências. No contexto de
1.º Ciclo, mais especificamente, na turma do 3.º ano de escolaridade (n=14), foram realizadas 6
atividades. As atividades foram planificadas e exploradas pela aluna estagiária, em colaboração com a
educadora e a professora cooperante. No decorrer da observação participante, em ambos os contextos,
foram utilizados vários instrumentos e técnicas para a recolha de dados. Os dados foram posteriormente
objeto de análise e reflexão. Os diários de atividade foram a principal forma de registo de dados, na qual
contêm uma descrição e reflexão dos principais momentos no decorrer da atividade. A análise dos diários
é dividida em momentos de aprendizagem, que representam os processos científicos utilizados pelas
crianças. Na turma do 3.º ano de escolaridade foram ainda realizados uma ficha de avaliação e um
questionário acerca da opinião dos alunos. O estudo e interpretação dos resultados obtidos permitem
concluir que as crianças realizaram boas aprendizagens sobre os temas de Ciências que foram
explorados. São ainda apresentadas algumas considerações sobre o impacto deste projeto no meu
desenvolvimento profissional. This report is the result of a pedagogical intervention and research project developed in a Pre-School Education and Primary School Education context, within the scope of the "Internship" curricular unit of the 2nd year of the Master's programme in Pre-School Education and Primary School Teaching. Given the problems defined in those contexts, the project’s intervention objectives were to promote a practical and integrated approach to the different content areas, using science activities. It also intended to create in the pre-school room a physical space dedicated to the area of “World Knowledge”, which would allow contact and free exploration of materials and objects, in order to diversify the children's interests and learning opportunities. The research objectives were as follows: to identify the children's prior knowledge about each topic to be explored; analyse the exploration process of practical science activities with children; identify situations in the exploration process of activities that promote the development of knowledge from other curricular areas and assess the learning carried out by children in each of the themes explored. The project adopted an action-research methodology, in which each science activity corresponded to a cycle of planning, action, observation and reflection. In the pre-school education context (n=24), 5 science activities were carried out. In the primary school context, more specifically, in the 3rd grade class (n=14), 6 activities were carried out. The activities were planned and explored by the intern student, in collaboration with the nursery school teacher and the cooperating teacher. During participant observation, in both contexts, several instruments and techniques were used for data collection. The data were later analysed and reflected upon. Activity diaries were the main form of data recording, which contain a description and reflection of the main moments observed during the activity. The analysis of the diaries is divided into learning moments, which represent the scientific processes used by children. In the 3rd grade class, an evaluation form and a questionnaire about the students' opinions were also carried out. The study and interpretation of the results obtained allow us to conclude that the children learned well about the Science themes explored. Some considerations about the impact of this project on my professional development are also presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78632 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jessica Sofia Macedo de Sousa.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons