Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78622
Título: | Brincar, explorar e aprender: da literatura para a infância à educação literária |
Outro(s) título(s): | Play, explore and learn: from children's literature to literary education |
Autor(es): | Pereira, Sara Catarina de Moura |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Educação literária Leitores Leitura Literatura para a Infância Pré-leitores Children's literature Literary education Pre-readers Readers Reading |
Data: | 17-Fev-2022 |
Resumo(s): | Este relatório, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II, expõe e apresenta o trabalho desenvolvido em contexto de Educação Pré-escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico e foca-se essencialmente na aquisição e desenvolvimento de competências e aptidões relativamente à compreensão e interpretação literária. Foram trabalhadas, em ambas as valências, distintas tipologias textuais, como textos narrativos, poéticos e contos musicais.
O projeto de intervenção pedagógica “Brincar, explorar e aprender: da literatura para a infância à educação literária” surgiu pelo facto de as crianças, nos dois contextos, demonstrarem muito interesse e curiosidade pelos livros. Todo o referencial existente sobre esta temática e sobre a sua importância no desenvolvimento de distintas capacidades na criança esteve também na origem da escolha do tema. Em ambos os contextos, foi possível reconhecer as dificuldades existentes na leitura, na interpretação e entendimento dos textos narrativos e poéticos, assim como as suas características e potencialidades. No jardim-de-infância, o interesse das crianças pela biblioteca da sala era diminuto e pouco explorado e demonstrou-se imperativo envolve-las com os livros e com a exploração de textos literários. Já no 1ºCiclo, pretendi explorar essencialmente as características e estruturas dos textos literários, mais especificamente dos poemas.
A metodologia utilizada no decurso deste projeto baseia-se nos princípios da Investigação-Ação, através da recolha de dados e dos seus instrumentos. Alicerçou-se também na pesquisa e reflexão constante sobre a prática pedagógica.
Em suma, todos os objetivos delineados para ambas as valências foram cumpridos, sendo que, ao longo do todo o percurso, foram identificadas e colmatadas diferentes dificuldades, utilizando estratégias pedagógicas apropriadas. This report, developed in the scope of the Supervised Teaching Practice course I and ll, exposes and presents the work developed in the context of Pre-School and Primary School Education. It emphasizes the acquisition and development of skills and aptitudes related with literary comprehension and interpretation. Different textual typologies were worked on, in both valences, such as narrative, poetic and musical texts. The pedagogical intervention project named: “Play, explore and learn: from children's literature to literary education” arose because children, in both contexts, showed a lot of interest and curiosity for books and their chronicles. All the existing work on this topic and on its importance in the development of different abilities in the child was at the origin of the choice of the theme. It was possible to recognize, in both contexts, the existing difficulties in reading, interpreting and understanding narrative and poetic texts, as well as their characteristics and potential. In kindergarten, the children's interest in the classroom's library was scarce and little explored, proving the urgency to involve them in books and in the exploration of literary texts. In primary school, I intended to explore essentially the characteristics and structures of literary texts, more specifically, of poems. The methodology used throughout this project is based on the principles of Action-Research, through the collection of data and its instruments. It was also based on research and constant reflection on pedagogical practice. In short, all the goals outlined for both areas were fulfilled, and along the way, different difficulties were identified and resolved using appropriate pedagogical strategies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78622 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Catarina Moura Pereira.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons