Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78522

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Tatiane Rodrigues Carvalhopor
dc.contributor.authorRuão, Teresapor
dc.date.accessioned2022-06-29T09:10:07Z-
dc.date.available2022-06-29T09:10:07Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationOliveira, T., & Ruão, T. (2022). Do "efeito de colagem" à comunicação estratégica no contexto das novas tecnologias: Uma análise do Museu Virtual da Lusofonia no Instagram. Vista, (9), e022006. https://doi.org/10.21814/vista.4024por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78522-
dc.description[Citação dados científicos] Oliveira, Tatiane; Ruão, Teresa, 2022, "Média Sociais do Museu Virtual da Lusofonia", https://doi.org/10.34622/datarepositorium/H0RCIC, Repositório de Dados da Universidade do Minho, V2, UNF:6:LtXBMLVpMxuJVZjZhq4y2Q== [fileUNF]-
dc.description.abstractO fenómeno das novas tecnologias da comunicação trouxe mudanças significativas nas formas de organização e comunicação nas empresas. Neste estudo, apresentamos algumas destas transformações, sendo que uma delas nos chama a atenção: as organizações precisam de (re)estabelecer conexões simbólicas dentro de um ambiente em que não há presença física e em que se reduz a capacidade de criação, troca e manutenção da cultura e da identidade organizacionais. Nesse sentido, as empresas investem cada vez mais em novas práticas nos média sociais, para sobressair num ambiente carregado de imagens, barulhento, em que tudo parece efémero, desarticulado. Diante do contexto de uma sociedade fragmentada, trazemos o estudo de caso da comunicação estratégica do Museu Virtual da Lusofonia durante o seu lançamento no Instagram. Na pesquisa, observa-se que a entrada da organização cultural neste medium social foi fundamentado essencialmente pela compreensão da organização e dos seus propósitos e, ao mesmo tempo, pela coerência e consistência da comunicação estratégica, ancorados por: (a) ações de criação de um padrão visual que reforça a identidade organizacional; (b) uma linha editorial clara para publicação de imagens que valoriza aspetos da organização; e (c) práticas realizadas a partir de recursos interativos da plataforma, levando a um incremento inicial imediato do relacionamento com os públicos reais e potenciais do museu.por
dc.description.abstractNew communication technologies have brought significant corporate organisation and communication changes. In this study, we present some of these transformations, particularly focusing on: the need for organisations to (re)establish symbolic connections within an environment with no physical presence and a reduced ability to create, exchange and maintain the organisational culture and identity. Thus, companies increasingly invest in new practices in social media to stand out in an environment loaded with images and noise where everything seems ephemeral and disjointed. Against the background of a fragmented society, we draw an analysis of the strategic communication of the Virtual Museum of Lusophony during its launch on Instagram. The research demonstrates the cultural organisation joined the social media essentially because it understood it was essential to achieve its purposes and, for coherence and consistency with the strategic communication, anchored by: (a) actions to create a visual pattern that consolidates the organisational identity; (b) a clear editorial line to publish images adding value to aspects of the organisation; and (c) practices implemented using the platform's interactive resources, towards an immediate increase in the engagement with the museum's audience and potential audience.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectComunicação estratégicapor
dc.subjectNovas tecnologias de comunicaçãopor
dc.subjectMédia sociaispor
dc.subjectMuseu Virtual da Lusofoniapor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectStrategic communicationpor
dc.subjectNew communication technologiespor
dc.subjectSocial mediapor
dc.subjectVirtual Museum of Lusophonypor
dc.titleDo "efeito de colagem" à comunicação estratégica no contexto das novas tecnologias: uma análise do Museu Virtual da Lusofonia no Instagrampor
dc.title.alternativeFrom the "collage effect" to strategic communication in the context of new technologies: an analysis of the Virtual Museum of Lusophony on Instagrampor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/4024por
dc.commentsEnglish version: Oliveira, T., & Ruão, T. (2022). From the "collage effect" to strategic communication in the context of new technologies: An analysis of the Virtual Museum of Lusophony on Instagram . Vista, (9), e022006. https://doi.org/10.21814/vista.4024-
oaire.citationVolume9por
dc.identifier.eissn2184-1284por
dc.identifier.doi10.21814/vista.4024por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalVista: Revista de Cultura Visualpor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumbere022006por
dc.relation.datasetinfo:eu-repo/semantics/dataset/doi/10.34622/datarepositorium/H0RCICpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
UMinho Editora - Artigos
Vista - Artigos / Articles


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID