Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78473
Título: | O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica |
Outro(s) título(s): | The role of historical sources in the teaching of musical sciences: musical notation as a pedagogical tool |
Autor(es): | Gonçalves, Alexandre Xavier Silva |
Orientador(es): | Lessa, Elisa Moreira, Pedro Filipe Russo |
Palavras-chave: | Ciências musicais Ferramenta pedagógica Fontes históricas Notação musical Historical sources Musical notation Musical sciences Pedagogical tool |
Data: | 15-Dez-2021 |
Resumo(s): | O presente relatório, intitulado O papel das fontes históricas no ensino das Ciências Musicais: a
notação musical como ferramenta pedagógica foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música
da Universidade do Minho. Pretende refletir o trabalho de investigação musicológica e ainda o trabalho
desempenhado no Estágio Profissional realizado no Conservatório de Guimarães nas disciplinas de
Formação Musical e História da Cultura e das Artes – História da Música, da área científica de Ciências
Musicais. O tema do projeto de intervenção pedagógica incidiu sobre o papel das fontes históricas no
processo de ensino-aprendizagem, particularizando a notação musical e sua evolução ao longo do tempo.
Partindo dos pressupostos da investigação-ação, revisão da literatura e análise de conteúdo, a
intervenção pedagógica incluiu a observação de aulas, a planificação e lecionação e a recolha de dados
através de um inquérito ao grupo de alunos intervenientes e posterior análise. Os resultados alcançados
evidenciam a utilização de fontes históricas na aprendizagem das ciências musicais como ferramentas
pedagógicas de sucesso no campo da motivação e da aquisição de conhecimentos. This report entitled The role of historical sources in the teaching of Musical Sciences: musical notation as a pedagogical tool was developed in the scope of Master's Degree in Music Teaching at University of Minho. It concerns a musicological investigation and the Professional Internship held at Conservatório of Guimarães in the classes of Musical Education and History of Culture and Arts - History of Music, from scientific area of Musical Sciences. The theme of pedagogical intervention focused on the role of historical sources in teaching-learning process, particularly musical notation and its evolution over time. Through a methodology based on the principles of action-research, literature review and content analysis, this pedagogical intervention included classroom observation, planning and teaching, an inquiry to a group of intervening students and data analysis. The achieved results show the use of historical sources in the learning of Musical Sciences as a successful pedagogical tool in the field of motivation and knowledge acquisition. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78473 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandre Xavier Silva Gonçalves.pdf | 10,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons