Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78373
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fonte, Vera Maria Seco Afonso | por |
dc.contributor.author | Cunha, João Carlos Aguiar | por |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T15:08:18Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T15:08:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/78373 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música | por |
dc.description.abstract | O presente projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, procurou avaliar o impacto da aplicação de exercícios de prática mental combinada com prática física, de forma a auxiliar alunos de violino na resolução de problemas relacionados com mudanças de posição e cordas dobradas. O projeto decorreu no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga e contou com a presença de quatro alunos do nono ano de escolaridade. Seguindo a metodologia de investigação ação, este estudo procurou explorar a familiarização de professores de violino com a temática e a sua aplicação na prática, bem avaliar o potencial da aplicação de estratégias de prática mental e física combinadas em contexto de sala de aula. A avaliação da ação foi realizada através da recolha de uma variedade de dados, entre as quais inquéritos por questionário, entrevistas informais, observação participante e grelhas de avaliação preenchidas por professores externos ao projeto. Os resultados do questionário revelaram uma grande afluência dos professores na utilização da prática mental combinada com a prática física no ensino do violino. Os resultados da intervenção com os quatro alunos do conservatório indicaram que os alunos beneficiaram dos exercícios propostos, revelando melhorias tanto em questões técnicas como de preparação mental. De referir que tanto os alunos envolventes como o professor cooperante referiram que a intervenção foi benéfica e que certamente irão realizar num futuro mais exercícios de prática mental combinada com prática física para a resolução de problemas técnicos. | por |
dc.description.abstract | This pedagogical intervention project, carried out within the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching at Universidade do Minho, sought to assess the impact of applying mental practice exercises combined with physical practice, in order to help violin students in the resolution of problems related to position shifts and double stops. The project took place at the Calouste Gulbenkian Conservatory in Braga and was attended by four students from the ninth grade. Following the action-research methodology, this study sought to explore the familiarization of violin teachers with the theme and its application in practice, as well as to assess the potential of applying combined mental and physical practice strategies in the classroom context. The evaluation of the action was carried out through the collection of a variety of data, including questionnaire surveys, informal interviews, participant observation and evaluation grids completed by teachers external to the project. The results of the questionnaire revealed a great influx of teachers in the use of mental practice combined with physical practice in teaching the violin. The results of the intervention with the four students from the conservatory indicated that the students benefited from the proposed exercises, revealing improvements in both technical and mental preparation issues. It should be noted that both the engaging students and the cooperating teacher reported that the intervention was beneficial and that they will certainly carry out in the future more mental practice exercises combined with physical practice to solve technical problems. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Prática mental | por |
dc.subject | Violino | por |
dc.subject | Problemas técnicos | por |
dc.subject | Cordas dobradas | por |
dc.subject | Mudanças de posição | por |
dc.subject | Mental practice | por |
dc.subject | Violin | por |
dc.subject | Technical problems | por |
dc.subject | Double stops | por |
dc.subject | Position shift | por |
dc.title | A combinação de prática física e mental para resolução de problemas técnicos do violino | por |
dc.title.alternative | The combination of physical and mental practice for solving technical problems of the violin | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202996450 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joao Carlos Aguiar Cunha.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons