Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78314
Título: | SciCom - É como mexer peças num jogo de Xadrez |
Autor(es): | Nobre, Alexandra |
Palavras-chave: | Comunicação de Ciência Notícias Falsas Economia da atenção |
Data: | 2022 |
Resumo(s): | O conhecimento da população em temas de ciência é em geral baixo. Para complicar, somos diariamente “bombardeados” por informação falsa que se dissemina à velocidade da luz nos média e de um clic nas redes sociais. Basta lembrarmo-nos de questões de saúde pública - como a propagação de mitos relacionados à vacinação ou o emergir das terapias alternativas sem fundamento científico (pseudociência) - ou de questões ambientais no caso dos defensores da Terra plana e dos negacionistas das alterações climáticas. A Comunicação de Ciência permite o aumento da literacia científica do público em geral contribuindo para travar estes movimentos. E todos nós somos uma peça neste “tabuleiro de xadrez”. Peças com movimentos diferentes que resultam num jogo comum. |
Tipo: | Comunicação em painel |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78314 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3a Feira C&T ANobre.pdf | 510,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
cartaz-geral-palestras.png | 852,67 kB | image/png | Ver/Abrir | |
9ª Palestra SciCom - É como mexer peças num jogo de xadrez.png | 1,03 MB | image/png | Ver/Abrir | |
280454406_736527847772714_7836667404112297866_n.png | 1,19 MB | image/png | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons