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TítuloRisk factors affecting pedestrian behaviour: risk assessment in a virtual environment
Outro(s) título(s)Fatores de risco que afetam o comportamento de peões: avaliação do risco em ambiente virtual
Autor(es)Soares, Francisco Emanuel Cunha
Orientador(es)Freitas, E. F.
Sousa, Emanuel Augusto Freitas
Palavras-chaveSegurança rodoviária
Segurança pedonal
Decisão de atravessamento
Interação veículo-peão
Ambientes virtuais
Road safety
Pedestrian safety
Crossing decision
Vehicle-pedestrian interaction
Virtual environments
Data21-Abr-2022
Resumo(s)A promoção de modos de transporte suaves, dos quais fazem parte andar a pé ou de bicicleta, ultimamente tem sido impulsionada devido às vantagens sociais e ambientais que estes possuem. Por outro lado, o aumento dos volumes de tráfego motorizado verificado nos últimos anos tem-se traduzido num aumento da exposição ao risco de acidente para todos os utilizadores da rede viária. No que se refere aos peões, esse crescimento leva a que ocorram mais interações entre estes utilizadores da rede viária e os veículos motorizados. O número de mortes de peões que ocorrem nas estradas está longe de ser nulo, sendo que uma parte considerável delas acontece em passagens para peões. Procurar prevenir a ocorrência de acidentes que possam ter graves consequências, promovendo, desta forma, maior conforto e segurança para todos os utilizadores da rede viária deve ser uma prioridade, tendo ciente que o paradigma da mobilidade está a mudar. Aproveitando as mais recentes tecnologias para a aquisição de dados sobre o comportamento de peões, como a análise automatizada de vídeo e o uso de um simulador onde num ambiente virtual se consegue estudar o comportamento dos peões quando executam o atravessamento da estrada sem que enfrentem um perigo real para a sua integridade física, o principal objetivo deste projeto de doutoramento foi a identificação e análise de fatores com influência no risco para peões quando atravessam a faixa de rodagem relacionados com as características das infraestruturas rodoviária e pedonal, as características do tráfego motorizado e pedonal e com o ruído emitido pelos veículos, dando particular relevância à tomada de decisão de atravessamento e à sua interação com os veículos. De uma forma geral, os resultados mostram a influência direta ou indireta dos diversos fatores abordados na tomada de decisão dos peões e na interação entre eles e os veículos que deles se aproximam aquando do atravessamento da faixa de rodagem. No entanto, os resultados que mais se evidenciam levam a concluir que a velocidade e a cinemática dos veículos em aproximação à passagem para peões são fatores com elevada importância para a segurança pedonal.
Soft modes of transportation, which include walking or cycling, have recently seen a boost in popularity and public promotion, due to their social and environmental advantages. This coincided with a growth of motorized traffic volumes in recent years, leading to more interactions between soft transportation users and motorized vehicles and greater exposure to the risk of accidents for all road users, with pedestrian being the most vulnerable ones. In fact, and despite a general trend of improvement in road safety, the number of pedestrian deaths occurring today is still substantial. A considerable part of them takes place in crosswalks. Identifying and analysing factors that may influence the behaviour of different road users is an important step in the process of designing changes to be made to the road infrastructure aiming to improve safety conditions. Trying to prevent accidents that could have serious consequences, and thus promoting greater comfort and safety for all road users, must be a priority, being aware that the mobility paradigm is changing with the emergence of different means of transport, namely electric vehicles. Taking advantage of the latest technologies to acquire data on pedestrian behaviour, such as automated video analysis and an augmented reality simulator where in a virtual environment it is possible to study the behaviour of pedestrians when crossing the road without putting their physical integrity in real danger, the main objective of this PhD project was the identification and analysis of factors influencing the risk for pedestrians when crossing the road, giving particular relevance to decision-making on crossing and interaction with vehicles. In general, the results show the direct or indirect influence of various factors and their interactions in the decision-making process of pedestrians when they cross a road. The most evident results lead to the conclusion that vehicle’s kinematics, especially its speed, are factors with high importance for pedestrian safety.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoDoctoral program in Civil Engineering
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78221
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
C-TAC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
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