Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78159
Título: | O benefício da música de câmara na motivação da prática instrumental no clarinete |
Outro(s) título(s): | The benefits of chamber music in motivating instrumental practice on the clarinet |
Autor(es): | Moreira, Adriana Pacheco |
Orientador(es): | Matos, Vítor Hugo Ferreira de |
Palavras-chave: | Aprendizagem Clarinete Motivação Música de câmara Chamber music Clarinet Learning Motivation |
Data: | 15-Mai-2021 |
Resumo(s): | O presente relatório visa refletir todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional
inserido no Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho
no ano letivo de 2019/2020. Este relatório resulta do estágio desenvolvido no Conservatório de
Música Calouste Gulbenkian, nos grupos de recrutamento M04 (clarinete) e M32 (Conjuntos
Vocais e ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto).
Dada a constatação que o fato de tocar em conjunto é um fator motivacional no desenvolvimento
das capacidades musicais e pessoais dos alunos, esta intervenção visa demonstrar de que forma
é que a prática da música de câmara impacta a execução individual.
Primeiramente, foi realizada a observação de aulas lecionadas pelos professores cooperantes, com
o objetivo de compreender e contextualizar o perfil de cada aluno. Seguidamente, foi elaborada
uma pesquisa bibliográfica com o intuito de enquadrar a música de câmara num contexto real
apresentando as várias perspetivas de diferentes autores.
Simultaneamente, foram elaboradas planificações das aulas lecionadas, com o objetivo de
perceber de que forma é que a música de câmara influência os alunos. Adicionalmente, é também
observado o impacto que as aulas de acompanhamento com piano têm na motivação e na
capacidade de comunicação do aluno.
No seguimento da recolha de dados, foram utilizados instrumentos como pesquisas bibliográficas,
grelhas de observação de aulas e questionários aos alunos intervenientes. Num contexto informal,
foi também adquirido conhecimento através da experiência e exemplo dos professores
cooperantes.
Os resultados deste Projeto de Intervenção Supervisionada, corresponderam às expetativas criadas
no início do mesmo, sendo que a motivação é considerada na sua maioria como a chave do
sucesso no desenvolvimento musical do aluno. Desta forma, os alunos consideram relevante a
prática em conjunto especialmente a música de câmara.
Em suma, a prática da música de câmara está paralelemente relacionada com a motivação, sendo
que quanto maior exposição a este tipo de prática, maior a motivação dos alunos. This report aims to reflect all the work developed during the professional internship inserted in the Master in Music Teaching of the Institute of Education of the University of Minho in the school year 2019/2020. This report results from the internship developed at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music, in the recruitment groups M04 (clarinet) and M32 (Vocal and/or Instrumental Sets; Orchestra; Chamber Music; Choir; Ensemble Class). Given the fact that playing together is a motivational factor in the development of students' musical and personal skills, this intervention is intended to demonstrate how the practice of chamber music impacts individual performance. Firstly, the observation of classes conducted by the cooperating teachers was carried out, with the objective of understanding and contextualizing the profile of each student. Then, a bibliographical research was elaborated with the purpose of contextualizing chamber music in a real context presenting the various perspectives of different authors. Simultaneously, lesson plans were elaborated, with the goal of understanding how chamber music influences the students. In addition, the impact that the piano accompaniment classes have on the student's motivation and communication skills is also observed. Following the data survey, tools such as bibliographic research, class observation grids and questionnaires were used to the students involved. In a more informal context, knowledge was also acquired through the experience and example of the cooperating teachers. The results of this Supervised Intervention Project, corresponded to the expectations created at the beginning of it, with motivation being considered in its majority as the key to success in the student's musical development. In this way, the students consider relevant the practice together especially the chamber music. In summary, the practice of chamber music is related to motivation, and the greater exposure to this type of practice, the greater the students' motivation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78159 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Pacheco Moreira.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons