Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78096

TítuloO trabalho cooperativo no ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Cooperative work in teaching of English in Primary School
Autor(es)Dias, Andreia Daniela Ferreira
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveEnsino de Inglês a crianças
Trabalho autónomo
Trabalho cooperativo
Autonomous work
Cooperative work
Teaching English to children
Data24-Nov-2021
Resumo(s)No âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o projeto “O Trabalho Cooperativo no Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, cujo objetivo foi o desenvolvimento e utilização de práticas cooperativas na aprendizagem do inglês no 1.º CEB. O projeto foi inicialmente desenvolvido para uma turma do 4.º ano de escolaridade num agrupamento em Guimarães, sendo mais tarde adaptada a uma turma do 3.º ano no mesmo agrupamento. Desta forma, o projeto foi planificado e implantado numa turma a iniciar a aprendizagem do Inglês, tendo passado por duas fases: uma fase em que o trabalho cooperativo foi introduzido com recurso a trabalho de pares, e uma em que as crianças desempenharam papéis com base no trabalho cooperativo e em que todos contribuíram para realizarem as tarefas propostas. O objetivo deste projeto foi: conhecer as perceções e atitudes das crianças em relação à aprendizagem da língua inglesa; conhecer atitudes e perceções das crianças em relação ao trabalho cooperativo; promover a autonomia recorrendo ao trabalho cooperativo; promover competências de cidadania e, consequentemente, sociais; verificar as potencialidades do trabalho cooperativo no ensino da língua inglesa a nível precoce. Durante o projeto, foram aplicadas estratégias de trabalho cooperativo como a aplicação de group roles, em que as crianças distribuíam a liderança e tarefas entre si, ao mesmo tempo que trabalhavam de forma mais autónoma e com uma maior autoeficácia. Em cinco sequências didáticas que compõem o projeto, duas sequências foram utilizadas para introduzir o trabalho cooperativo e três sequências para desempenhar papéis de writer, silence keeper, e spokesperson. No final das sequências didáticas, as crianças responderam a um questionário de autorregulação com questões linguísticas com conteúdos lecionados na aula e perguntas relacionadas com o trabalho cooperativo. Esta última parte foi essencial para analisar os resultados deste projeto, que indiciam o desenvolvimento de mais autonomia e entreajuda na realização das tarefas, necessitando cada vez menos do auxílio do professor. Como limitações sentidas, o pouco tempo de implementação do projeto e a falta de experiência da estagiária foram as mais relevantes.
The project “The cooperative Work in the Teaching of English in Primary School” was made within the master’s degree in teaching English in primary school, whose objective consisted in the development and usage of cooperative work practices while learning English in primary school. The project was initially made for a 4th grade class in Guimarães and was later adapted for 3rd graders in the same school. This way, the project was planned and implemented in a class that was initiating its schooling of English going through two phases: a phase where cooperative work was introduced with pair work, and a phase where children adopted roles based in cooperative work where all of them contributed to finish the given tasks. The goal of this project was: understanding the perceptions and attitudes of the children in relation to the English language learning; understanding the perceptions and attitudes of the children in relation to cooperative work; promoting the autonomy with cooperative work; promoting citizenship social competences; verifying the potentialities of the cooperative work with English learning in an earlier level. During the project there were applied cooperative work strategies such as group roles where the children shared the leadership and the tasks among them at the same time as they work more autonomously and with more self-efficiency. In five didactic sequencies that compose this project, two of them were employed to introduce cooperative work and the last three to perform the roles of writer, silence keeper and spokesperson. In the end of the didactic sequencies, the children answered a self-assessment questionnaire with linguistic questions about the content taught during the lesson and questions related with cooperative work. This last part was essential to analyse the results of this project: more autonomy and assistance in task execution, needing lesser and lesser the teacher’s support. The constraints felt in this project the little time for the project implementation and the lack of experience of the trainee were the most relevant.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78096
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Daniela Ferreira Dias.pdf4,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID