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https://hdl.handle.net/1822/77967
Título: | Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal |
Autor(es): | Dias, Micaela Filipa Frutuoso |
Orientador(es): | Soares, Ana Maria |
Palavras-chave: | Marketing interno Satisfação Satisfação dos colaboradores Employee satisfaction Internal marketing Satisfaction Smes |
Data: | 8-Abr-2022 |
Resumo(s): | O propósito deste estudo é duplo: em primeiro lugar avaliar as políticas e práticas de Marketing Interno
aplicadas nas Pequenas e Médias empresas portuguesas; em segundo lugar, avaliar os efeitos do
Marketing Interno na satisfação dos colaboradores.
Para este estudo são estudadas três componentes de Marketing Interno, nomeadamente Comunicação
Interna, Formação e Pesquisa de Mercado Interno. No que concerne à Satisfação dos Colaboradores
esta será dividida em Satisfação Intrínseca e Satisfação Extrínseca.
Para este estudo é adotada uma abordagem quantitativa com o objeto de estudo a ser constituído por
Pequenas e Médias empresas portuguesas O modelo de investigação proposto sugere seis hipóteses a serem testadas através de um questionário
estruturado aplicado aos colaboradores das organizações. As respostas foram analisadas através da
aplicação de Regressão Linear Simples. Os resultados mostram que as práticas de Marketing Interno
contribuem de forma significativa para o aumento daas Satisfação Intrínseca e Extrínseca dos
colaboradores.
Esta investigação tem importantes contributos práticos e teóricos. Para as organizações sugerem-se
recomendações à gestão sobre como promover a satisfação dos seus colaboradores. Para o mundo
académico este estudo corrobora a relação significativa entre Marketing Interno e Satisfação dos
Colaboradores, ao mesmo tempo que contribui para a validação do modelo de Marketing Interno como
sendo constituído por três componentes essenciais: Comunicação Interna, Formação e Pesquisa de
Mercado Interno. The purpose of this study is twofold: firstly to evaluate the Internal Marketing policies and practices applied in Portuguese Small and Medium-sized Enterprises; secondly, to evaluate the effects of Internal Marketing on employee satisfaction. For this study three components of Internal Marketing were studied, namely Internal Communication, Training and Internal Market Research. As far as Employee Satisfaction is concerned, it will be divided into Intrinsic Satisfaction and Extrinsic Satisfaction. For this study a quantitative approach was adopted with the object of study to be Small and Medium Portuguese Enterprises. The proposed research model suggests six hypotheses tested through a structured questionnaire applied to the organizations' employees. The results of the surveys and the evaluation of the influence of Internal Marketing on employee satisfaction were tested from a statistical perspective, through the application of Simple Linear Regression. This research has important practical and theoretical contributions. For organisations, it suggests recommendations to management on how to promote employee satisfaction. For the academic world, this study corroborates the significant relationship between Internal Marketing and Employee Satisfaction, while contributing to the validation of the model of Internal Marketing as consisting of three essential components: Internal Communication, Training and Internal Market Research. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77967 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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