Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77924

TítuloA criança ativa e participativa: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
Outro(s) título(s)The active and participative child: report of an intervention in nursery and kindergarten
Autor(es)Oliveira, Vânia Rafaela Mendes
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveCriança participativa
Explorações com todos os sentidos
Conflitos interpessoais
Trabalho de projeto
Participative child
Explorations with all the senses
Interpersonal conflicts
Project work
Data2021
Resumo(s)Escolar, apresenta a concec o, desenvolvimento e avaliac o dos Projetos de Intervenc gica realizados nos contextos de Creche e Jardim de Infa ncia. A Intervenc gica em Creche consistiu na criação de oportunidades de exploração e descoberta de materiais que envolvem os cinco sentidos. Estas oportunidades de exploração surgem como resposta às curiosidades e necessidades das crianças. No contexto de Jardim de Infância foi possível observar que os conflitos interpessoais, resultantes de disputa por brinquedos ou até mesmo pela não aceitação do outro, eram constantes. Além disto, o grupo possuía uma enorme curiosidade em conhecer mais sobre as lagartas. Assim, neste contexto, foram proporcionadas às crianças as condições necessárias para a promoção de experiências que favorecessem a interajuda, a partilha, a cooperação e a discussão de assuntos, perspetivando a diminuição dos conflitos entre estas, enquanto procuravam responder aos seus interesses sobre as lagartas ativamente. Os Projetos de Intervenc o desenvolvidos - clico característico da Metodologia de Investigac o-Ac o que seguiu as diversas etapas: planificac o, ac o, observac o, sempre apoiadas num processo ativo de documentac o. Ao longo deste relatório apresenta-se o papel das crianc as na construção do seu conhecimento, que motivadas pelos seus interesses e curiosidades, procu es ativamente. As experiências vivenciadas promoveram a exploração, reflexão e comunicação por parte das crianças.
This present internship report, framed in the study plan of the Master's Degree in Pre-School Education, presents the design, development and evaluation of the pedagogical intervention project carried out in the contexts of daycare and kindergarten. The Pedagogical Intervention at the Nursery valence consisted of opportunities for exploration and discovery of materials that involve the five senses. These exploration opportunities arise in response to children's curiosities and needs. In the Kindergarten context, it was possible to observe that interpersonal conflicts, visualization of disputes over toys or even non-acceptance of the other, are constant. In addition, the group had an enormous curiosity to know more about caterpillars. Thus, in this context, children were provided with the necessary conditions to promote experiences that favor mutual help, sharing, cooperation and discussion of issues, aiming to reduce conflicts between them, while seeking to respond to their interests about caterpillars actively. The Intervention Projects developed were based on a cyclical process characteristic of the Action Research Methodology, which followed the different stages: planning, action, observation and reflection, always supported by an active documentation process. This report presents the role of children in the construction of their knowledge, who, motivated by their interests and curiosities, actively seek to answer their questions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77924
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Estágio_Vânia+Rafaela+Mendes+Oliveira.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID