Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77921
Título: | Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância |
Outro(s) título(s): | Interactions and development of socio-emotional skills in daycare and kindergarten |
Autor(es): | Teixeira, Vânia Patrícia Cardoso |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Competências socio emocionais Educação pré-escolar Interações Interactions Preschool education Socio-emotional skills |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e intitula-se: Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no Jardim de Infância. Ao longo deste relatório apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido ao longo do estágio, levado a cabo em Creche e, posteriormente, em Jardim de Infância.
Com o desenvolvimento do projeto em Creche ambicionei averiguar a importância das interações adulto-criança e a sua influência na aprendizagem de competências de empatia, iniciativa e autonomia das crianças. Em contexto de Jardim de Infância, pretendi compreender o contributo do trabalho de projeto para o desenvolvimento de competências socio emocionais de cooperação, empatia, resolução de conflitos, iniciativa e autonomia das crianças.
Em Creche o grupo era constituído por 14 crianças entre os 5 e os 16 meses de idade e em Jardim de Infância o grupo era composto por 18 crianças na faixa etária dos 3 aos 6 anos.
As atividades e estratégias de intervenção serão fundamentadas, descritas e avaliadas procurando revelar o contributo que deram para a mudança de alguns comportamentos de interação e para o desenvolvimento de relações interpessoais mais positivas. This internship report is part of the Internship,theMaster's degree in Preschool Education, and is entitled: Interactions and development of socio-emotional skills in daycare and Kindergarten. Throughout this report, the supervised pedagogical intervention carried out in Daycare and, later, in Kindergarten. Interactions and development of socio-emotional skills in daycare and Kindergarten Abstract The main objectives that I intended to promote with the development of the project in Daycare were: to investigate the importance of adult-child interactions in the socio-emotional development of children and to analyze how these interactions influence the learning of emotional socio-emotional competencies of empathy, initiative and autonomy of children. In the context of Kindergarten, I wanted to investigate the importance of project work in the socio-emotional development of children and analyze how the project work supports/promotes the development of socio-emotional competencies of cooperation, empathy, conflict resolution, initiative and autonomy. In daycare the group consisted of 14 children between 5 and 16 months of age and in Kindergarten the group consisted of 18 children aged 3 to 6 years. The activities and strategies implemented during the intervention will be described and evaluated. The strategies used contributed to significant changes in some social behaviors and conflict resolution, which resulted in the development of more positive interpersonal relationships implemented in a greater autonomy of children to solve problems and conflicts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77921 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vania Patricia Cardoso Teixeira.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons