Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77900

TítuloA música e a prosódia: uma exploração pelo mundo animal
Outro(s) título(s)Music and prosody: an exploration through the animal world
Autor(es)Alves, Inês Pereira
Orientador(es)Pacheco, António
Palavras-chaveAnimais
Crianças
Educação-pré-escolar
Música
Prosódia
Animals
Children
Education-pre-school
Music
Prosody
Data29-Jan-2021
Resumo(s)O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio – Intervenção Pedagógica II do ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar ministrado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, decorrente no ano letivo 2019/2020. O Projeto de Intervenção Pedagógica - A Música e a Prosódia: uma Exploração pelo Mundo Animal- desenvolvido numa sala de quatro anos, em contexto de Jardim-de-Infância, surgiu do interesse do grupo de crianças, por mim identificado, pelas atividades que englobam música e pela audição de histórias. Nesse sentido, destacando a importância da escuta da voz das crianças e dos seus superiores interesses, a escolha do tema interligou a música, a prosódia (devido ao trabalho linguístico e fonético a ser realizado) e os animais. Com a implementação do projeto foram atingidos os objetivos inicialmente estabelecidos: proporcionar às crianças meios e motivações para desenvolverem o seu sentido musical; estimular e desenvolver as diferentes formas de comunicação e expressão artística, bem como a imaginação criativa, integrando as de forma a assegurar um desenvolvimento sensorial, motor e afetivo equilibrado; promover o conhecimento das diversas linguagens artísticas e proporcionar experiências nestas áreas de modo a estender o âmbito da formação global; adquirir conhecimentos sobre animais e as suas relações com o seu meio ecológico; averiguar o papel da música na construção de conhecimentos. No que se refere às opções metodológicas para a elaboração do projeto, recorreu-se à investigação-ação. Os instrumentos de recolha de informação, centraram-se, principalmente, na observação, nas notas de campo e no registo fotográfico, este último com critérios estipulados devido a proteção de dados. No decorrer das atividades, o grupo demonstrou ser bastante empenhado e motivado para a construção de novas aprendizagens significativas quer no âmbito do vocabulário, desenvolvimento da linguagem, nas trocas comunicativas, na imaginação e criatividade, assim como no âmbito musical no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, criando produções fabulosas resultantes do Projeto. Esta intervenção promoveu a cooperação entre o Jardim-de-Infância e a família, devido à Metodologia de Trabalho de Projeto, sendo a participação ativa dos pais, uma verdadeira vantagem, amparando e ajudando a uma maior envolvência. Finalmente, ao longo do percurso, o projeto proporcionou a todos os intervenientes uma partilha de experiências e descobertas riquíssimas.
This report is part of the Internship Curricular Unit - Pedagogical Intervention II of the cycle of studies of the Master's Degree in Pre-School Education given at the Institute of Education of the University of Minho, in the school year 2019/2020. The Pedagogical Intervention Project - Music and Prosody: an Exploration for the Animal World - developed in a four year old room, in the context of Kindergarten, arose from the interest of the group of children, identified by me, and the activities done by them that include music and the listening of stories. In this sense, highlighting the importance of listening to the children's voice and their superior interests, the choice of the theme is linked to music, prosody (due to the linguistic and phonetic work to be done) and animals. With the implementation of the project, the goals initially established were achieved: to provide children with the means and motivations to develop their musical sense; to stimulate and develop the different forms of communication and artistic expression, as well as the creative imagination, integrating them in order to ensure a balanced sensory, motor and affective development; to promote the knowledge of the different artistic languages and provide experiences in these areas in order to extend the scope of global training; to acquire knowledge about animals and their relationships with their ecological environment; to ascertain the role of music in the construction of knowledge. With regard to methodological options for the elaboration of the project, action research was used. The tools for collecting information focused mainly on observation, field notes and photographic recording, the latter with criteria stipulated due to personal data protection. In the course of the activities, the group proved to be very committed and motivated in the construction of significant new learning both in the field of vocabulary, language development, communicative exchanges, imagination and creativity, as well as in the musical field in cognitive, affective and psychomotor development, creating fabulous productions resulting from the Project. This intervention promoted the cooperation between the Kindergarten and the family, due to the Project Work Methodology, being the active participation of the parents a real advantage, supporting and helping a greater involvement. Finally, along the way, the project provided to all the participants a sharing of experiences and rich discoveries.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77900
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ines Pereira Alves.pdf5,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID