Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77815
Título: | As TIC ao serviço da aprendizagem significativa: criação de uma base de dados de autores e obras previstos na disciplina de Português do 10º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | ICT at the service of meaningful learning: creation of a database of authors and works foreseen in the Portuguese discipline of the 10th year of schooling |
Autor(es): | Pereira, Eduardo Miguel Fernandes |
Orientador(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Metodologia de investigação Motivação dos alunos Meaningful learning Research methodology Student motivation |
Data: | 15-Dez-2020 |
Resumo(s): | Este relatório insere-se no contexto do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Informática
da Universidade do Minho, durante o ano letivo de 2019/2020, e espelha todo o trabalho de investigação
realizado, no âmbito da minha intervenção pedagógica subordinada ao tema “As TIC ao serviço da
aprendizagem significativa: criação de uma base de dados de autores e obras previstos na disciplina de
Português do 10º ano de escolaridade”.
O ambiente onde se realizou o estágio foi um agrupamento de escolas em Vizela, onde
participei como professor estagiário na lecionação do módulo de gestão de base de dados, com as turmas
do 10º ano do Curso Profissional de Informática e do Curso Profissional de Técnico de Área Psicossocial.
Inspirado por uma metodologia de investigação do tipo Investigação-Ação (I-A), apoiei-me
num conjunto de métodos, técnicas e instrumentos, a fim de analisar e compreender a realidade e orientar
a minha investigação, por forma a responder a dois objetivos fundamentais, nomeadamente: estudar as
práticas conducentes às aprendizagens significativas dos alunos; e apreciar os níveis de motivação dos
estudantes realizando atividades práticas que vão ao encontro das necessidades reais.
Desta forma, e respondendo às caraterísticas dos alunos e, em particular, à problemática
identificada – alunos desmotivados para a aprendizagem e, sendo o fator motivação por si só um pilar
importante que orienta as ações dos estudantes, contribuindo em muito para a criação de um ambiente
em sala de aula mais produtivo —, assumi como marca de ensino na minha intervenção pedagógica uma
aprendizagem significativa. Para conseguir essa aprendizagem significativa, usei uma metodologia de
ensino-aprendizagem que pressupõe que os alunos incorporam novos conhecimentos/conteúdos a partir
do seu conhecimento prévio, ou seja, a construção de novo conhecimento não é algo mecânico ou
repetitivo, mas sim algo que tem significado para os alunos, tornando o processo da aprendizagem muito
mais evidente.
Podemos dizer que os resultados obtidos na investigação apontam para que este processo
de aprendizagem se tornou uma solução adequada para o problema identificado e que permitiu aos alunos
melhorarem os seus níveis de motivação, conduzindo-os a interessarem-se e a participarem ao longo das
aulas e, assim, atingindo com sucesso os objetivos pedagógicos inseridos no módulo em questão. This report is part of the professional internship of the Master in Informatics Teaching at the University of Minho, during the academic year 2019/2020, and reflects all the research work carried out, within the scope of my pedagogical intervention under the theme “The ICT at the service of meaningful learning: creation of a database of authors and works foreseen in the Portuguese discipline of the 10th year of schooling ”. The environment where the internship took place was the grouping of Infias schools, in Vizela, where I participated as a trainee teacher in the teaching of the database management module, with the classes of the 10th year of the Professional Course in Informatics and the Professional Course of Psychosocial Area Technician. Inspired by a research-action research methodology (AI), I relied on a set of methods, techniques and instruments in order to analyze and understand reality and guide my research in order to answer two fundamental objectives, namely : study the practices leading to the students' significant learning; and appreciate the motivation levels of students by carrying out practical activities that meet real needs. In this way and responding to the characteristics of the students and, in particular, to the identified problem - students unmotivated for learning and, being the motivation factor in itself an important pillar that guides the actions of the students, contributing a lot to the creation of an environment in a more productive classroom -, I assumed as a teaching mark in my pedagogical intervention a meaningful learning. To achieve this meaningful learning, I used a teaching-learning methodology that assumes that students incorporate new knowledge / content from their previous knowledge, that is, the construction of new knowledge is not something mechanical or repetitive, but something that has meaning for students, making the learning process much more evident. We can say that the results obtained in the investigation point out that this learning process has become an adequate solution to the identified problem and that it allowed students to improve their motivation levels, leading them to be interested and to participate throughout the classes. and, thus, successfully achieving the pedagogical objectives inserted in the module in question. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77815 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Miguel Fernandes Pereira.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons