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TítuloInteligência emocional e gestão de emoções do líder: proposta de intervenção para uma liderança eficaz
Outro(s) título(s)Emotional intelligence and management of emotions of the leader: intervention proposal for effective leadership
Autor(es)Carreira, Rui André Miranda
Orientador(es)Leite, Regina Maria de Oliveira
Palavras-chaveGestão de emoções
Inteligência emocional
Liderança
Emotional intelligence
Emotion management
Leadership
Data2021
Resumo(s)O presente relatório apresenta o projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, que teve como objetivo avaliar a situação atual do problema identificado ao nível da inteligência emocional, gestão de emoções e liderança, numa empresa têxtil. Depois dessa análise, a meta era a apresentação de sugestões de melhoria. Para isto, foram utilizados dados recolhidos através das entrevistas realizadas com os colaboradores e o proprietário da empresa. No total, foram recolhidas as opiniões de quinze entrevistados que, articuladas com a literatura da especialidade, permitiram obter ilações ricas e importantes para o desenvolvimento do estudo. A análise de dados realizada foi sugerindo diversas fragilidades do dono da empresa, ao nível da inteligência emocional, gestão de emoções e liderança. Os trabalhadores não se sentem satisfeitos com a sua forma de liderar, a ineficácia na sua comunicação, a sua orientação para as tarefas e a forma como gere as suas emoções, quando confrontado com situações complicadas. Dadas as implicações que estas lacunas trazem para a empresa, é importante que as mesmas sejam retificadas e, para isso, foram sugeridas diversas recomendações de melhoria. A mudança é fundamental para a empresa e tem de ser o líder a conduzi-la.
This report presents the project developed under the master’s degree in Human Resources Management, which aimed to evaluate the current situation of the problem identified at the level of emotional intelligence, emotion management and leadership, in a textile company. After this analysis, the goal was to present suggestions for improvement. For this, data collected through the interviews conducted with the employees and the owner of the company were used. In total, fifteen opinions were collected that, articulated with the extant literature, allowed to obtain rich and important lessons for the development of the study. The data analysis has suggested several weaknesses of the owner of the company, in terms of emotional intelligence, emotion management and leadership. Workers are not satisfied with his way of leading, the ineffectiveness of his communication, the task orientation style, and the way he managed his emotions, when faced with complicated situations. Given the implications that these gaps bring to the company, it is important to overcome them and, therefore, several recommendations for improvement have been suggested. Change is critical for the company and the leader has to conduct such change.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77731
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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