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https://hdl.handle.net/1822/77558
Título: | Práticas de autoavaliação. Um estudo sobre os relatórios do 3º ciclo de avaliação externa das escolas, em Portugal |
Outro(s) título(s): | Self-evaluation practices. A study on the reports of the 3rd cycle of external school evaluation in Portugal |
Autor(es): | Maia, Ila Beatriz Silva Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Autoavaliação Avaliação institucional Avaliação externa Inovação Self-evaluation Institutional evaluation External evaluation Innovation |
Data: | 29-Nov-2021 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | Maia, I. B., & Pacheco, J.A. (2021). Práticas de autoavaliação. Um estudo sobre os relatórios do 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas em Portugal. In Silva, B., Almeida, L., Barca, A., Peralbo, M., & Alves, R. (Eds.), Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 2312-2321). Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. 978-989-8525-71-0 |
Resumo(s): | Nesta comunicação são analisadas as práticas de autoavaliação no contexto do 3º ciclo da
Avaliação Externas de Escolas (AEE), em Portugal, tendo como objeto de estudo quer o
referencial da avaliação, quer os relatórios das escolas avaliadas até março de 2020. A partir da
metodologia de natureza qualitativa, com recurso à análise documental, tendo por base o
processo de elaboração do referencial e os relatórios das escolas avaliadas até março de 2020
(n=77), procura-se resposta para esta questão de investigação: Como é caracterizado o domínio
da Autoavaliação nos relatórios da AEE de acordo com o modelo SWOT? Os resultados
indicam, por um lado, que os pontos fortes e as áreas de melhoria são utilizados em função da
classificação atribuída às escolas e, por outro, que os pontos fortes estão relacionados com o
campo de análise intitulado Desenvolvimento (Organização e Sustentabilidade da
Autoavaliação; Planeamento Estratégico da Autoavaliação) e as áreas de melhoria com o campo
de análise Consistência e Impacto (Consistência dos Critérios de Autoavaliação; Impacto das
Práticas de Autoavaliação). This paper analyzes the practices of self-evaluation in the context of the 3rd cycle of the External School Evaluation (ESE), in Portugal, the object of study is the evaluation framework and the reports of schools evaluated until March 2020. From the qualitative methodology, using documental analysis, based on the elaboration process of the evaluation framework and the reports of schools evaluated until March 2020 (n=77), we seek an answer to this research question: How is the domain of Self-Evaluation characterized in the reports of the ESE according to the SWOT model? The results indicate, on the one hand, that the strengths and areas for improvement are used according to the rating assigned to the schools and, on the other hand, that the strengths are related to the field of analysis entitled Development (Organization and Sustainability of Self-evaluation; Strategic Planning of Self-evaluation) and the areas for improvement to the field of analysis Consistency and Impact (Consistency of Self-evaluation Criteria; Impact of Self-evaluation Practices). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77558 |
ISBN: | 978-989-8525-71-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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