Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77472
Título: | Formação de professores de Geografia e História em Portugal: uma década de investigação-ação pós Bolonha |
Autor(es): | Solé, Glória Pacheco, Elsa Soares, Laura |
Palavras-chave: | Ensino e educação Geografia e História Estágio Supervisionado Investigação-ação Profissionalismo docente Teacher training Geography and History Supervised internship Actionresearch Teacher professionalism Portugal |
Data: | 2020 |
Editora: | Asociación Universitaria de Formación del Profesorado (AUFOP) |
Revista: | Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado |
Citação: | Solé, G., Pacheco, E., & SOARES, L. M. P. D. (2020). Formação de professores de Geografia e História em Portugal: uma década de investigação-ação pós Bolonha. Revista Interuniversitaria De Formación Del Profesorado. Continuación De La Antigua Revista De Escuelas Normales, 34(3). https://doi.org/10.47553/rifop.v34i3.81879 |
Resumo(s): | Trinta anos decorridos sobre a formação de professores no contexto dos Mestrados em Ensino de Geografia e/ou História no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário e uma década após a entrada em vigor do modelo educativo implementado no quadro do processo de Bolonha, propõe-se uma reflexão sobre os temas de investigação-ação que foram alvo dos Relatórios de Estágio apresentados nas
Universidades Portuguesas onde existe este 2º Ciclo de Estudos. Consultando os respetivos Repositórios Científicos, procede-se inicialmente a uma avaliação das principais palavras utilizadas nos títulos dos relatórios das duas áreas disciplinares, pormenorizando depois a nossa análise sobre
os trabalhos desenvolvidos nas Universidades do Minho e do
Porto, a partir da sua categorização em temáticas devidamente especificadas através de descritores elaborados para o efeito. Concluímos que o enfoque temático se direciona mais para o desenvolvimento de competências centradas em valores ancorados na vida real dos alunos e menos na aposta em assuntos de base tecnológica, como seria de esperar. Thirty years after the beginning of teacher training in the context of Masters in Geography and/or History Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education and a decade upon the education model implemented by Bologna process, a reflection is proposed here on the action- research themes of the Internship Reports presented in Portuguese Universities where exists this 2nd Cycle of Studies. After consulting the respective Scientific Repositories, an initial assessment is made of the main words used in the report titles of the two subject areas, detailing after our analysis of the works developed at the Universities of Minho and Porto, based on their categorization into themes, duly specified through descriptors prepared for this purpose. We conclude that the themes of the reports are directed more towards the development of competencies centered on values anchored in the real life of students and less on technology-based subjects, as we expected. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77472 |
DOI: | 10.47553/rifop.v34i3.81879 |
ISSN: | 0213-8646 |
e-ISSN: | 2530-3791 |
Versão da editora: | https://recyt.fecyt.es/index.php/RIFOP/article/view/81879 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
81879-Texto del artículo-286642-1-10-20201209 (2) artigo Solé, Pacheco e Soares (2020).pdf | 888,54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |