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dc.contributor.advisorFerreira, Paula Varandaspor
dc.contributor.authorCorreia, Eva Maria Gomespor
dc.date.accessioned2022-05-03T07:58:10Z-
dc.date.available2022-05-03T07:58:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77387-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractThe present dissertation was developed under the scope of the Integrated Master in Industrial Engineering and Management at the University of Minho. The research project was pursued considering a curricular internship in a company of the automotive sector that manufactures plastic car interior decorative components - Fehst Componentes Lda (FCL). Hence, considering the high pressure placed in this industry respecting sustainability, companies are required to be transparent and to demonstrate their commitment to corporate social responsibility. Therefore, the aim of this dissertation is to provide guidance and structure to the company’s first sustainability report, following the Global Reporting Initiative (GRI) Standards while overcoming the time and financial constraints that Small and Medium Enterprises (SMEs) often face during this process. Essentially, the major gap identified in sustainability reporting was the materiality assessment process. Considering the discrepancy of approaches and matrixes by different reports, it is possible to deduce that there is a lack of a systematic evaluation framework or model to determine material issues. Thereby, an assessment method for SMEs that could facilitate the material issues’ identification was develop. The vertical axle considers a benchmark analysis of the automotive sector’s sustainability reports and, the horizontal axle, reflects internal stakeholders’ considerations, previously selected by the company. Once the material issues were identified, the collecting data procedure was initiated. This mainly required understanding of the organization’s operating method respecting triple bottom line aspects and obtention of specific data required by the guidelines. Additionally, to identify FCL’s contribution to the Sustainable Development Goals a Triple-Layered Business Model Canvas was developed considering the environmental and social pillars. Subsequently, the information required was gathered and the sustainability report was prepared. Finally, considering the knowledge gathered while developing the report, it was essential to establish a standardized method for future reports. Therefore, the overall reporting procedure, having in mind the GRI Standards, was detailed through Business Process Model and Notation.por
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho. O projeto de investigação é o resultado de um estágio curricular numa empresa do setor automóvel, que fabrica componentes plásticos decorativos para o interior de veículos - Fehst Componentes Lda (FCL). Assim, considerando a grande pressão colocada neste setor relativamente a práticas sustentáveis, é exigido que estas sejam transparentes e demonstrem o seu compromisso. Deste modo, surgiu a necessidade de fornecer orientação e estrutura para o primeiro relatório de sustentabilidade da empresa, seguindo as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e, simultaneamente, superando as restrições de tempo e financeiras que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) enfrentam durante este processo. Essencialmente, a principal lacuna identificada nos relatórios de sustentabilidade concerne a análise de materialidade. Considerando a discrepância de abordagens e matrizes entre os diferentes relatórios, é possível deduzir que existe uma necessidade em criar uma estrutura ou modelo de avaliação sistemática para determinar as questões de sustentabilidade materiais. Assim sendo, foi desenvolvido um método de avaliação para PMEs que pudesse facilitar a identificação dos tópicos materiais - o eixo vertical considera uma análise de benchmark dos relatórios de sustentabilidade do setor automóvel e, o eixo horizontal, reflete as considerações dos stakeholders internos, previamente selecionadas pela empresa. Uma vez identificados os tópicos materiais, iniciou-se a fase de aquisição da informação. Este processo exigiu principalmente a compreensão do método operacional da organização relativamente a aspetos económicos, ambientais e sociais e, obtenção de dados específicos exigidos pelas diretrizes. Além disso, para identificar a contribuição da FCL para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foi desenvolvido um Triple Layered Business Model Canvas, considerando os pilares ambiental e social. Posteriormente, foram recolhidas as informações solicitadas, procedendo-se a redação do relatório de sustentabilidade. Por fim, considerando o conhecimento adquirido no desenvolvimento do relatório, foi essencial estabelecer um método padronizado para relatórios futuros. Portanto, o procedimento geral foi detalhado através de Business Model Process and Notation.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAutomotive sectorpor
dc.subjectGlobal reporting initiative (GRI)por
dc.subjectMateriality assessmentpor
dc.subjectSustainability reportpor
dc.subjectSustainable development goals (SDGS)por
dc.subjectAnálise de materialidadepor
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)por
dc.subjectRelatório de sustentabilidadepor
dc.subjectSetor automóvelpor
dc.titleSustainability reporting in a company of the automotive sectorpor
dc.title.alternativeRelatório de sustentabilidade num empresa do setor automóvelpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202950603por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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Eva Maria Gomes Correia.pdfDissertação de Mestrado14,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

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