Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77064

TítuloA investigação em contabilidade e a sua relação com o ensino e a prática da contabilidade em Portugal
Outro(s) título(s)Accounting research and its relationship with accounting education and practice in Portugal
Autor(es)Costa, Graciete Andreia Soares da
Orientador(es)Gomes, Delfina
Oliveira, Lídia
Palavras-chaveContabilidade
Ensino
Investigação
Prática
Accounting
Education
Practice
Research
Data2-Nov-2020
Resumo(s)A relação entre a investigação, o ensino e a prática da contabilidade, simbolicamente apresentada pelos três vértices de um triângulo, tem sido uma preocupação de profissionais e académicos ao longo de várias décadas, sendo debatido o papel que a investigação académica assume na sociedade. Adotando o pragmatismo como filosofia de investigação, esta tese pretende caracterizar a investigação em contabilidade realizada pelos académicos portugueses, analisar e contextualizar a sua evolução, e os seus contributos; e conhecer as perceções desses académicos relativamente à mesma e a sua relação com o ensino e com a prática da contabilidade. Para tal, são desenvolvidos dois estudos empíricos, pelo que a investigação faz uso de métodos mistos. No primeiro estudo, recorre-se à análise documental dos artigos publicados pelos académicos portugueses no período 2003-2018, à análise de conteúdo e à análise estatística, complementadas com uma análise qualitativa aprofundada dos contributos dos mesmos. Essencialmente devido às crescentes exigências impostas aos académicos e à sua integração em equipas internacionais de investigação, os resultados mostram que a investigação publicada pelos académicos portugueses de contabilidade tem evoluído positivamente quanto ao número de publicações em revistas indexadas à Web of Science e/ou Scopus, abrangido várias temáticas e apresentado contributos, com especial ênfase para a teoria e para a prática da contabilidade. Recorrendo a entrevistas semiestruturadas realizadas a académicos portugueses da área da contabilidade, os resultados do segundo estudo evidenciam que a investigação em contabilidade produzida por estes é percecionada como tendo evoluído de forma significativa, quantitativa e qualitativamente, possuindo um contributo essencialmente teórico e conceptual, decorrente das exigências para publicação, e pouco direcionada para a prática profissional e para o ensino da contabilidade, nomeadamente, ao nível da licenciatura. A literatura académica circula em circuito fechado, sendo percecionada a necessidade de uma maior inter-relação bidirecional entre a investigação em contabilidade e o ensino e a prática da contabilidade. Esta tese contribui para sensibilizar e gerar uma reflexão sobre a importância da relação da investigação com o ensino e a prática da contabilidade, e apoiar o processo de tomada de decisão de uma diversidade de atores sociais que atua no âmbito dos três vértices analisados.
The relationship between research, education and accounting practice, symbolically presented by the three vertices of a triangle, has been a concern of professionals and academics for several decades, debating the role that academic research plays in society. Adopting pragmatism as a research philosophy, this thesis aims to characterize the accounting research carried out by Portuguese academics, analyze and contextualize its evolution, and its contributions; and to understand the perceptions of these academics regarding accounting research and its relationship with education and accounting practice. To this end, two empirical studies are developed using mixed methods research. The first study uses documentary analysis of journals published by Portuguese academics in the period 2003-2018, content analysis and statistical analysis, complemented with an in-depth qualitative analysis of their contributions. Essentially, due to the growing demands placed on academics and their integration in international research teams, the results show that the research published by Portuguese accounting academics has evolved positively in terms of the number of publications in journals indexed to the Web of Science and / or Scopus, covered several themes and presented contributions, with special emphasis on the theory and practice of accounting. Using semi-structured interviews with Portuguese academics in the field of accounting, the results of the second study show that the research in accounting produced by them is perceived as having evolved significantly, quantitatively and qualitatively, having an essentially theoretical and conceptual contribution, resulting from requirements for publication, and little directed at professional practice and education of accounting, namely, at the level of the degree. Academic literature circulates in a closed circuit, it is perceived the need for a greater two-way interrelationship between accounting research and education and practice of accounting. This thesis contributes to raise awareness and generate a reflection on the importance of the relationship between research, education and the practice of accounting, to support the decision-making process of a diversity of social actors who operate within the scope of the three analyzed dimensions.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências Empresariais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77064
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Graciete Andreia Soares da Costa.pdfTese de Doutoramento2,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID