Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77064
Título: | A investigação em contabilidade e a sua relação com o ensino e a prática da contabilidade em Portugal |
Outro(s) título(s): | Accounting research and its relationship with accounting education and practice in Portugal |
Autor(es): | Costa, Graciete Andreia Soares da |
Orientador(es): | Gomes, Delfina Oliveira, Lídia |
Palavras-chave: | Contabilidade Ensino Investigação Prática Accounting Education Practice Research |
Data: | 2-Nov-2020 |
Resumo(s): | A relação entre a investigação, o ensino e a prática da contabilidade, simbolicamente
apresentada pelos três vértices de um triângulo, tem sido uma preocupação de profissionais e
académicos ao longo de várias décadas, sendo debatido o papel que a investigação académica assume
na sociedade.
Adotando o pragmatismo como filosofia de investigação, esta tese pretende caracterizar a
investigação em contabilidade realizada pelos académicos portugueses, analisar e contextualizar a sua
evolução, e os seus contributos; e conhecer as perceções desses académicos relativamente à mesma e
a sua relação com o ensino e com a prática da contabilidade. Para tal, são desenvolvidos dois estudos
empíricos, pelo que a investigação faz uso de métodos mistos.
No primeiro estudo, recorre-se à análise documental dos artigos publicados pelos académicos
portugueses no período 2003-2018, à análise de conteúdo e à análise estatística, complementadas com
uma análise qualitativa aprofundada dos contributos dos mesmos. Essencialmente devido às crescentes
exigências impostas aos académicos e à sua integração em equipas internacionais de investigação, os
resultados mostram que a investigação publicada pelos académicos portugueses de contabilidade tem
evoluído positivamente quanto ao número de publicações em revistas indexadas à Web of Science e/ou
Scopus, abrangido várias temáticas e apresentado contributos, com especial ênfase para a teoria e para
a prática da contabilidade.
Recorrendo a entrevistas semiestruturadas realizadas a académicos portugueses da área da
contabilidade, os resultados do segundo estudo evidenciam que a investigação em contabilidade
produzida por estes é percecionada como tendo evoluído de forma significativa, quantitativa e
qualitativamente, possuindo um contributo essencialmente teórico e conceptual, decorrente das
exigências para publicação, e pouco direcionada para a prática profissional e para o ensino da
contabilidade, nomeadamente, ao nível da licenciatura. A literatura académica circula em circuito
fechado, sendo percecionada a necessidade de uma maior inter-relação bidirecional entre a investigação
em contabilidade e o ensino e a prática da contabilidade.
Esta tese contribui para sensibilizar e gerar uma reflexão sobre a importância da relação da
investigação com o ensino e a prática da contabilidade, e apoiar o processo de tomada de decisão de
uma diversidade de atores sociais que atua no âmbito dos três vértices analisados. The relationship between research, education and accounting practice, symbolically presented by the three vertices of a triangle, has been a concern of professionals and academics for several decades, debating the role that academic research plays in society. Adopting pragmatism as a research philosophy, this thesis aims to characterize the accounting research carried out by Portuguese academics, analyze and contextualize its evolution, and its contributions; and to understand the perceptions of these academics regarding accounting research and its relationship with education and accounting practice. To this end, two empirical studies are developed using mixed methods research. The first study uses documentary analysis of journals published by Portuguese academics in the period 2003-2018, content analysis and statistical analysis, complemented with an in-depth qualitative analysis of their contributions. Essentially, due to the growing demands placed on academics and their integration in international research teams, the results show that the research published by Portuguese accounting academics has evolved positively in terms of the number of publications in journals indexed to the Web of Science and / or Scopus, covered several themes and presented contributions, with special emphasis on the theory and practice of accounting. Using semi-structured interviews with Portuguese academics in the field of accounting, the results of the second study show that the research in accounting produced by them is perceived as having evolved significantly, quantitatively and qualitatively, having an essentially theoretical and conceptual contribution, resulting from requirements for publication, and little directed at professional practice and education of accounting, namely, at the level of the degree. Academic literature circulates in a closed circuit, it is perceived the need for a greater two-way interrelationship between accounting research and education and practice of accounting. This thesis contributes to raise awareness and generate a reflection on the importance of the relationship between research, education and the practice of accounting, to support the decision-making process of a diversity of social actors who operate within the scope of the three analyzed dimensions. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências Empresariais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77064 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Graciete Andreia Soares da Costa.pdf | Tese de Doutoramento | 2,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons