Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76983

TítuloComunicação estratégica e clown: estudo de caso sobre grupos de palhaços brasileiros e portugueses
Autor(es)Cardoso, Andreza Tayná Alves
Orientador(es)Andrade, José Gabriel
Palavras-chavePalhaços
Comunicação estratégica
Publicidade social
Clown
Isolamento social
Clowns
Strategic communication
Social advertising
Social isolation
Data2021
Resumo(s)Nesse estudo, foram observadas a atuação e ações de Comunicação Estratégica presente em grupos de palhaços hospitalares e visitadores, no Brasil e em Portugal. Através do bom humor, do afeto, ludicidade e da arte do clown, os projetos de palhaços levam melhorias na qualidade de vida para pessoas idosas, crianças e indivíduos em situações de fragilidade ou isolamento social. O presente trabalho possui como propósito investigar as ferramentas comunicacionais utilizadas pelos palhaços brasileiros e portugueses, assim como, desvenda-se as possíveis atividades que envolvam a Publicidade Social na comunicação que é transmitida. O tema foi escolhido a partir do interesse e iniciativa de agregar para a academia nos âmbitos da Comunicação Estratégica e Publicidade Social, tendo como elemento principal o trabalho dos palhaços. Através de um olhar lúdico, considerou-se cinco projetos de palhaços, sendo três brasileiros: Soul Alegria, Viva com Alegria e Palhaços Sem Fronteiras; e dois portugueses: Palhaços Visitadores e Palhaços d'Opital. Para essa investigação, um Estudo de Caso foi realizado entre os cinco grupos de palhaços observados. A partir de uma amostra qualitativa, observou-se, de forma profunda e abrangente, as questões que existem referente à Comunicação Estratégica e à Publicidade Social. Por meio das entrevistas com membros dos projetos, compreendeu-se as particularidades de cada iniciativa, assim, coletou-se informações e ferramentas comunicacionais das instituições, o que deu origem a um plano de comunicação básico e comum para todos, que surgiu como resposta para as medidas de comunicação estratégica adotadas pelos grupos de palhaço.
In this study, we observed the performance and actions of Strategic Communication present in groups of hospital clowns and visitors in Brazil and Portugal. Through good humor, affection, playfulness and clown art, the projects lead to improvements in the quality of life for older people, children and individuals in situations of fragility or social isolation. The present work aims to investigate the communication tools used by Brazilian and Portuguese clowns, as well as to unveil the possible activities involving Social Advertising in the communication that is transmitted. The theme was chosen from the interest and initiative of aggregating to academy in the fields of Strategic Communication and Social Advertising, having as work object: clowns. Through a playful look, we considered five clown projects, being three Brazilians (Soul, Alegria, Viva com Alegria, Palhaços Sem Fronteiras) and two Portuguese (Palhaços Visitadores Palhaços d'Opital). For this investigation, a Case Study was conducted on the five groups of clowns observed. From a qualitative sample, we observed in a deep and comprehensive way the issues that exist regarding Strategic Communication and Social Advertising. Through interviews with project members, the particularities of each initiative were understood, thus, information and communication tools were collected from the institutions and a common basic communication plan was created for all.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76983
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreza Tayná Alves Cardoso.pdfDissertação de mestrado2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID