Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76816

TítuloImpacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura
Outro(s) título(s)Effect of cognitive - linguistic variables on reading comprehension
Autor(es)Machado, Maria Hintze
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Palavras-chaveCompreensão da leitura
Fluência de leitura
Compreensão oral
Memória de trabalho
Vocabulário
Reading comprehension
Reading fluency
Listening comprehension
Working memory
Vocabulary
Data2021
Resumo(s)A compreensão da leitura é um processo complexo, sendo a mesma influenciada por diferentes variáveis. Estudos anteriores permitiram concluir que a compreensão oral, a fluência de leitura, o vocabulário e a memória de trabalho se apresentam como preditores da compreensão da leitura. Este estudo tem como objetivo explorar em que medida estas variáveis são preditores da compreensão da leitura em alunos portugueses do 3.º ano. Foram avaliados 90 alunos com recurso ao Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura, ao Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo e ao Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura - Narrativo. Foram igualmente aplicados os subtestes Vocabulário e Memória de Dígitos da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças. Todas as variáveis, com exceção da memória de trabalho, apresentaram coeficientes de correlação significativos com a compreensão da leitura. Mediante os resultados da regressão linear múltipla foi possível concluir que, destas variáveis, apenas a compreensão oral e a fluência de leitura eram preditores significativos da compreensão da leitura. Estes resultados são discutidos tendo em conta a revisão da literatura.
Reading comprehension is a complex process influenced by different variables. Previous studies allowed us to conclude that listening comprehension, reading fluency, vocabulary and working memory are predictors of reading comprehension. This study aims to explore the extent to which these variables are predictors of reading comprehension in portuguese 3rd grade students. 90 students were evaluated using the Reading Fluency and Accuracy Assessment Test, Test of Listening Comprehension of Narrative Texts and Test of Reading Comprehension of Narrative Texts. The Vocabulary and Digit Span subtests from Wechsler Intelligence Scale for Children were also applied. All variables, with the exception of working memory, had significant correlation coefficients with reading comprehension. It was possible to conclude with the results of multiple linear regression that only listening comprehension and reading fluency were significant predictors of reading comprehension. These results are discussed taking into account the literature review.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76816
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Maria+Machado+-+A79004.pdf357,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID