Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76815
Título: | Mídias digitais e educação: perspectivas dos docentes do curso técnico subsequente em processos fotográficos de um instituto federal brasileiro |
Outro(s) título(s): | Digital media and education: perspectives of teachers of the subsequent technical course in photographic processes of a brazilian federal institute |
Autor(es): | Lacerda, Marilda Pontes |
Orientador(es): | Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Ensino Mídias digitais Professores Teaching Digital media Teachers |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Este trabalho teve como principal finalidade compreender os desafios encontrados pelos professores
do curso técnico na aplicação de mídias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. A
instituição é da rede pública federal brasileira e tem como função a formação de profissionais das
mais diferentes áreas de atuação e consequentemente tem nos seus quadros docentes com diversas
formações universitárias e titulações. Propôs-se como ação da pesquisa identificar as práticas e
vivências dos docentes do curso no uso de mídias digitais nos processos de ensino e de
aprendizagem. O estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: Quais as
percepções dos docentes da área técnica do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em
Processos Fotográficos sobre o uso das mídias digitais no âmbito de suas unidades curriculares? Para
responder a esta questão formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Identificar as formas de
uso das mídias digitais pelos docentes da área técnica do Curso Técnico Subsequente ao Ensino
Médio em Processos Fotográficos; (ii) Identificar os principais desafios que são encontrados para uso
das mídias digitais, durante os processos de ensino e de aprendizagem, pelos docentes da área
técnica do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Processos Fotográficos; (iii) Analisar os
resultados de aprendizagem da utilização das mídias digitais pelos docentes da área técnica no Curso
Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Processos Fotográficos em suas unidades curriculares. A
metodologia utilizada na pesquisa tem abordagem qualitativa e um desenho de estudo de caso. Além
da realização da revisão bibliográfica, foi realizada análise documental bem como a recolha de dados
por meio de entrevista coletiva do tipo grupo focal com os professores que atuam no curso, visando
obter informações de como se processa a utilização das mídias digitais nos processos de ensino e de
aprendizagem, principalmente os desafios encontrados. Este tipo de inquérito, no formato coletivo,
permite o diálogo entre todos os entrevistados, gerando conhecimentos aprofundados sobre os
tópicos inquiridos. Os resultados obtidos permitem concluir que as mídias digitais estão presentes no
curso investigado, os professores entendem as mídias digitais como parte do processo educacional e
estão procurando se aperfeiçoar, principalmente durante o período da pandemia de COVID-19, para o
uso e inserção dos estudantes adultos num mundo cada vez mais digitalizado. The main purpose of this work was to understand the challenges faced by technical course teachers in the application of digital media in teaching and learning processes. The institution is part of the Brazilian federal public network and its function is to train professionals from the most different areas of activity and consequently has faculty members with diverse university backgrounds and degrees. It was proposed as a research action to identify the practices and experiences of the course teachers in the use of digital media in teaching and learning processes. The study was guided by the following research question: What are the perceptions of teachers in the technical area of the Technical Course Subsequent to High School in Photographic Processes about the use of digital media within their curricular units? To answer this question, the following specific objectives were formulated: (i) To identify the ways in which digital media are used by teachers in the technical area of the Technical Course Subsequent to High School in Photographic Processes; (ii) Identify the main challenges that are encountered for the use of digital media, during the teaching and learning processes, by teachers in the technical area of the Technical Course Subsequent to High School in Photographic Processes; (iii) To analyze the learning results of the use of digital media by teachers in the technical area in the Technical Course Subsequent to High School in Photographic Processes in their curricular units. The methodology used in the research has a qualitative approach and a case study design. In addition to conducting the literature review, document analysis was performed, as well as data collection through a collective interview of the focus group type with teachers who work in the course, in order to obtain information on how the use of digital media in teaching processes is processed. and learning, especially the challenges encountered. This type of survey, in a collective format, allows for dialogue between all respondents, generating in-depth knowledge about the topics surveyed. The results obtained allow us to conclude that digital media are present in the investigated course, teachers understand digital media as part of the educational process and are seeking to improve themselves, especially during the period of the COVID-19 pandemic, for the use and inclusion of students adults in an increasingly digitized world. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76815 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Marilda+Pontes+Lacerda.pdf | 676,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons