Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76727
Título: | Da possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor: uma projeção para 2050 |
Outro(s) título(s): | The possibility of diplomacy in education, formation and on being a teacher: a projection for 2050 |
Autor(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Formação de professores Filosofia da educação Linguagem Education Teacher education Philosophy of education |
Data: | 15-Mar-2022 |
Editora: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Revista: | Educação em Foco |
Citação: | Cunha, A. C. (2022). Da possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor – Uma projeção para 2050. Educação Em Foco, 27(1), 27014. https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36094 |
Resumo(s): | O texto é um ensaio que procura olhar para a formação de professores e para o ser professor.
Através de uma reflexão interpretativa, tenta “projetar” essa realidade tendo, como metodologia
de análise, uma hermenêutica de perguntas e respostas, de construção e desconstrução, de
continuidades e descontinuidades – saindo, portanto, dos cânones de uma metodologia científica
de investigação e reflexão. Assim, o ensaio parte de nove pilares e três perguntas iniciais que
tentam esclarecer os caminhos educativos, fazendo depois o elogio à diplomacia e ao professor
diplomata. Das várias palavras-chave que configuram a diplomacia, o ensaio enfatiza a linguagem,
a experiência, a interpretação e o cuidado, como caminhos a serem “percorridos” pelo professor
diplomata, sem esquecer a sua formação e profissionalidade – para ser um Bom professor.
Consideramos (projetamos) 2050, pois é uma data simbólica (metade do Sec. XXI), e talvez nessa
metade, pelo que vamos observando no mundo - conflitos, disputas, mudanças – a humanidade e
a educação necessitem de um professor diplomata como um dos esteios de segurança e retorno ao
sentido humano. The text is an essay that tries to look at teacher training and being a teacher. To this end, through an interpretive reflection, it tries to “project” this reality using as analysis methodology a hermeneutic of questions and answers, of construction and deconstruction, of continuities and discontinuities. This fact comes out of the canons of a scientific methodology of investigation and reflection. Thus, the essay starts from nine pillars and three initial questions that try to clarify the educational paths, later praising diplomacy and the diplomat professor. Of the various keywords that make up diplomacy, the essay emphasizes language, experience, interpretation, and care, as paths to be taken by the diplomat professor, without forgetting your training and professionalism – to be a good teacher. We consider (we project) 2050, as it is a symbolic date (mid-Sec. XXI), and perhaps in this half, from what we are observing in the world - conflicts, disputes, changes -humanity and education need a diplomat teacher as one of the pillars of security and return to the human sense. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76727 |
ISSN: | 0104-3293 |
e-ISSN: | 2447-5246 |
Versão da editora: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36094 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cunha. DA POSSIBILIDADE DA DIPLOMACIA NA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E NO SER PROFESSOR – UMA PROJEÇÃO PARA 2050.pdf | 310,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons