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dc.contributor.advisorMartins, Moisés de Lemospor
dc.contributor.advisorRuão, Teresapor
dc.contributor.authorCruz, Ana Paula da Fonsecapor
dc.date.accessioned2022-03-23T13:07:59Z-
dc.date.available2022-03-23T13:07:59Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76635-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.abstractMais do que nunca, o mundo está em mudança. Contínua, acelerada, provocada pelos mais distintos fatores, exigindo de pessoas, grupos, populações, uma adaptação constante. Também as organizações vivem na necessidade de mudança, respondendo a desafios que ciclicamente se renovam, debatendose entre novos planos, ações movimentadas, corridas contra o tempo, formação constante, novos objetivos, novas tecnologias. Vivem narrativas aceleradas, iguais a filmes de ação e, em cada processo de transformação, apenas lhes resta serem bem-sucedidas. Dos perdedores não reza a história. Existem muitas propostas de modelos para a observação e análise da mudança organizacional, na tentativa de encontrar os fatores que levam ao sucesso e insucesso da mesma. Esta, não é uma dessas investigações. Em primeiro lugar, porque é uma investigação-ação – não analisa, antes implementa uma ação de mudança numa organização, a Bosch Car Multimédia Portugal, em Braga, para tal garantindo a participação de todas as suas chefias no processo e potenciando o seu empowerment. Em segundo lugar, porque, numa aplicação de natureza improvável, executa a mudança organizacional, através do recurso ao modelo narrativo de Greimas, nas suas estruturas semântica e narrativa, como guião para realizar a passagem de uma situação S1 a S2, concretizando, com isso, o quantum leap de Greimas do ambiente narrativo para a ação. Através de uma morfogénese invertida, a forma que é o guião narrativo cria matéria, cria realidade, ao orientar a ação das chefias Bosch e definir o sentido da mudança na organização. Concebemos, desenhámos e implementámos esse plano na organização, colocando no centro da ação, como sujeitos da sua história, as chefias da organização Bosch. Ao ter posto à prova de forma eficaz, um modelo narrativo na execução da mudança organizacional, esperamos ter contribuído para tornar as organizações mais aptas aos seus desafios de mudança. Esperamos igualmente ter contribuído para o conhecimento científico, com uma proposta de conciliação entre mundos teóricos e áreas de conhecimentos distintos: 1) explorando um caminho pós-greimasiano, aberto por Petitot e Brandt, quando propuseram a interdisciplinaridade entre a Semiótica e a pragmática, demonstrando que essa ponte teórica é exequível na realidade organizacional; 2) abrindo a Semiótica a uma aproximação à teoria da ação, catapultando-a, desse modo, de uma posição de ciência centrada na mera observação e análise do mundo para uma posição de ciência de intervenção social, uma Semiótica da ação.por
dc.description.abstractMore than ever, the world is living change as a continuous, fast phenomena, caused by a multitude of factors, demanding constant adaptation from people, groups, and populations. Among these, also organizations live in the need for change, responding to challenges that are cyclically renewed, struggling between new plans, high speed performances, races against time, permanent training, new objectives, new technologies... They live fast-paced narratives, just like in action movies and, in each transformation process, there is no other ending than to reach success. Those who cannot make it are heading for oblivion. Many models have been proposed for the observation and analysis of organizational change, in the attempt of finding the factors which lead to its success or failure. This is not one of those investigations. Firstly, because it is an action-research - it does not analyse change; instead it takes action to produce change in an organization, in this case Bosch Car Multimédia Portugal, in Braga, through the participation and empowerment of all its managers throughout the process. Secondly, because it implements organizational change through means of the narrative model of Greimas in its semantic and narrative structures, in an application unlikely to its nature. It served as a guide for making the transition from a situation S1 to S2, while enabling a quantum leap of this model from the narrative field to the real-life action. Through an inverted morphogenesis, the form of the narrative script creates matter and reality, by guiding the action of Bosch managers towards desired results and defining the direction of the change. We created, designed, and implemented a change plan in the organization Bosch in Braga, placing the company managers as subjects in the centre of their own action. By effectively testing a narrative model in the execution of organizational change, we hope to have contributed to making organizations more capable of dealing with the challenges of transformation. We also hope to have contributed to scientific knowledge with a proposal to reconcile theoretical worlds and different fields of expertise: 1) exploring a post-greimasian path, opened by Petitot and Brandt, when they proposed the interdisciplinarity between semiotics and pragmatics and demonstrating that this theoretical bridge is buildable in the organizational reality; 2) bringing semiotics to a closer relation with the action theory, thereby bringing it from a position of being a science centred on the observation and analysis of the world to one of a science of social intervention, a true semiotic of action.por
dc.language.isoporpor
dc.relationSFRH/BDE/104213/2014-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEmpowermentpor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectMudança Organizacionalpor
dc.subjectSemiótica da Açãopor
dc.subjectSemiótica greimasianapor
dc.subjectAction-Researchpor
dc.subjectAction Semioticspor
dc.subjectOrganizational Changepor
dc.subjectGreimas’ Semioticspor
dc.titleA sémio-narrativa em ação, na mudança organizacionalpor
dc.title.alternativeThe semio-narrative in action in the organizational changepor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101486707por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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