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https://hdl.handle.net/1822/76595
Título: | Metabolismo: perpetuidade de impermanência |
Outro(s) título(s): | Metabolism: perpetuity of impermanence |
Autor(es): | Sá, Sara Carina Gomes Correia |
Orientador(es): | Fernandes, Eduardo |
Palavras-chave: | Arquitectura moderna Metabolismo Tradição japonesa Utopias urbanas Impermanência Modern architecture Metabolism Japanese tradition Urban utopias Impermanence |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Metabolismo: Perpetuidade de Impermanência propõe evocar uma
viagem ao oriente num momento de retrospectiva dos anos sessenta.
Mergulhamos numa análise experimental sobre as memórias
modernas de um movimento arquitectónico singular: o Metabolismo.
Visando o estudo do seu manifesto, é explorado um espectro cultural
extremamente peculiar à realidade ocidental; envolvendo momentos
internacionais, são abordadas noções, por vezes paralelas, quase
que tangentes, que tocam ilusoriamente em premissas irreverentes.
Procura-se realçar determinados momentos históricos que
preconizaram o modernismo japonês; compreender a atmosfera
heurística que deu génese ao movimento em estudo, explorando
cronologicamente as suas ideologias e obras. Propõe-se uma análise
entre o tradicionalismo e o modernismo, envolvidos na identidade
nipónica, explorando a sua narrativa ecléctica.
Pretende-se uma dialéctica, em modo de ensaio, que visa observar,
o último movimento avant-garde da arquitectura moderna. Numa
investigação entre memórias de manifestos e projectos
experimentais, procura-se reflectir de que modo poderiam coincidir
ou convergir, intersectando duas realidades, num paralelismo de
possibilidades utópicas. Metabolism: Perpetuity of Impermanence proposes to evoke a journey to the Orient in a moment of retrospective of the sixties. We immerse ourselves in an experimental analysis of the modern memories of a singular architectural movement: Metabolism. Aiming at the study of its manifesto, a cultural spectrum extremely peculiar to the western reality is explored; involving international moments, notions are approached, sometimes parallel, almost tangent, which illusory touch on irreverent premises. It seeks to highlight certain historical moments that advocated Japanese modernism; understand the heuristic atmosphere that gave rise to the movement under study, exploring its ideologies and works chronologically. It proposes an analysis between traditionalism and modernism, involved in the Japanese identity, exploring its eclectic narrative. It is intended a dialectic, in rehearsal mode, which aims to observe the latest avant-garde movement of modern architecture. In an investigation between memories of manifestos and experimental projects, the aim is to reflect on how they could coincide or converge, intersecting two realities, in a parallelism of utopian possibilities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura (área de especialização em Cultura Arquitetónica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76595 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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