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dc.contributor.advisorBarbosa, Irispor
dc.contributor.authorSilva, Andreia Manuela Martins dapor
dc.date.accessioned2022-03-16T08:41:47Z-
dc.date.available2022-03-16T08:41:47Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76532-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanospor
dc.description.abstractO presente estudo contribui para a reflexão do fenómeno do Lookism(o) em contexto organizacional, nomeadamente nos processos de recrutamento e seleção. Sendo uma área ainda pouco explorada no campo das ciências sociais, procurou-se aprofundar e ampliar conhecimento, no contexto específico português. O estudo assenta nas seguintes perguntas de partida: Pessoas consideradas bonitas/“atraentes” têm mais vantagens profissionais? Qual o impacto da aparência dos candidatos nos processos de recrutamento e seleção? A aparência física é considerada um critério legitimo de seleção a uma vaga de emprego? Para responder a estas questões foi empregue uma metodologia do tipo qualitativo, tendo sido aplicadas entrevistas semiestruturadas a um grupo de 24 gestores/técnicos de recursos humanos de vários setores profissionais. Os resultados apontam para o facto de o valor do aspeto físico das pessoas no contexto laboral ser percebido como positivo para a imagem da organização. Apesar de cerca de metade dos participantes defender que uma boa aparência física não é sinal de maior profissionalismo ou competência, constata-se que tatuagens/piercings visíveis, certos tipos de roupas e acessórios e, ainda, questões relacionadas com o cuidado das unhas podem apresentar impacto negativo numa decisão de contratação, sobretudo em contextos de trabalho que envolvem contacto com o cliente, em cargos superiores de maior responsabilidade, no setor da saúde e para consultoras financeiras e bancos. Estas conclusões sobressaem a relevância de um papel ativo e proativo por parte dos profissionais de recursos humanos, tutelado de boas práticas de gestão da igualdade de oportunidades e valorização da diversidade, de forma a atenuar atos discriminatórios no mercado de trabalho com base na aparência física.por
dc.description.abstractThis study contributes to the reflection of the phenomenon of Lookism in an professional context, particularly in the recruitment and selection processe. Being an area still unexplored in the field of social sciences, this research aims to deepen and expand knowledge in the Portuguese context. The research is based on the following starting questions: Do people considered conventionally beautiful/“attractive” benefit from more professional advantages? What is the impact of a candidate’s appearance in the recruitment and selection processe? Is physical appearance considered a legitimate selection criterion for a job opportunity? To answer these questions, a qualitative approach was used, by conducting semi-structured interviews to a group of 24 human resource managers/technicians from several professional sectors. The results indicate that the employee’s physical appearance in the professional context is perceived as positive for the organization's image. Although about half of the participants declare that a good physical appearance is not a sign of greater professionalism or competence, it appears that visible tattoos/piercings, certain types of clothing and accessories, and poor nail care can have a negative impact on a hiring decision, especially in professional contexts involving frequent contact with clients, leadership positions with greater responsibilities, healthcare sector, financial consultancy and banks. The conclusions of this study highlight the importance of an active and proactive role of human resource professionals, with good management practices for equal opportunities and valuing diversity, to mitigate discriminatory acts in the labor market based on physical appearance.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAparência físicapor
dc.subjectDiscriminaçãopor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectLookism(o)por
dc.subjectRecrutamento e seleçãopor
dc.subjectPhysical appearancepor
dc.subjectDiscriminationpor
dc.subjectHuman resource managementpor
dc.subjectLookismpor
dc.subjectRecruitment and selectionpor
dc.titleImpacto do Lookism(o) no contexto organizacional: um estudo focado nas perceções dos profissionais de gestão de recursos humanospor
dc.title.alternativeImpact of Lookism in the professional context: a study focused on the perceptions of human resource management professionalseng
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202792773por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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