Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76360

TítuloCurrículo e aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino secundário em Benguela, Angola
Outro(s) título(s)Curriculum and learning of mathematics: a study in the 1st cycle of secondary education in Benguela, Angola
Autor(es)Domingas, Augusta
Orientador(es)Morgado, José Carlos
Quitembo, Alberto Domingos Jacinto Quitembo
Palavras-chaveConceções
Desenvolvimento Curricular
Ensino-Aprendizagem da Matemática
Práticas profissionais
Professores de Matemática
Conceptions
Curriculum Development
Mathematics Teaching and Learning
Professional Practices
Mathematics Teachers
Data16-Jan-2020
Resumo(s)As práticas profissionais dos professores continuam a ganhar protagonismo nos estudos sobre o desenvolvimento curricular em Educação para aferir a qualidade do ensino e, consequentemente, a proficiência dos alunos. Constituem, também, o reflexo das aprendizagens previstas no currículo. Deste modo, tendo em atenção, por um lado, as debilidades que os alunos apresentam no processo de ensino-aprendizagem da Matemática e, por outro lado, a influência que as conceções e as práticas profissionais dos professores têm sobre as aprendizagens dos alunos, considerámos oportuna a formulação do seguinte problema de investigação: Será que as conceções e as práticas profissionais de professores de Matemática da 9.ª classe, do 1.º Ciclo do Ensino Secundário, no município de Benguela, favorecem as aprendizagens previstas no currículo? Para responder ao problema de investigação procuramos caraterizar as conceções e as práticas profissionais de professores de Matemática da 9.ª classe, do 1.º Ciclo do Ensino Secundário (1.º CES), no município de Benguela, em Angola, quanto às aprendizagens previstas no currículo, bem como, ouvir as opiniões dos alunos sobre as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nas aulas. A metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativo e foi concretizada através da realização de dois estudos de caso (professores de Matemática da 9.ª classe), em diferentes escolas e Zonas de Intervenção Pedagógica. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que: (i) os professores favorecem mais as aprendizagens curriculares da área do saber e menos do saber-fazer e do saber-ser; (ii) realizam mais tarefas do tipo exercícios e menos da resolução de problemas; (iii) prestam mais atenção aos conteúdos e menos ao envolvimento do aluno na construção do conhecimento, numa lógica, mais de orientação tradicional do que numa perspetiva contextualizada; (iv) os recursos materiais de que dispõem são exíguos para uma prática profissional de qualidade; (v) a avaliação sumativa é muito marcante, comparativamente com as avaliações diagnóstica e formativa. No fundo, prevalece um modelo pedagógico centrado no professor que transmite os conteúdos previstos no currículo.
The professional practices of teachers continue to gain prominence in studies on curriculum development in Education to measure the quality of teaching and, consequently, student proficiency. They are also the reflection of the learning provided in the curriculum. Thus, considering, on the one hand, the weaknesses that students present in the teaching-learning process of Mathematics and, on the other hand, the influence that the conceptions and professional practices of the teachers have on the learnings of the students, we considered timely the formulation of the following research problem: Will the conceptions and professional practices of mathematics teachers of the 9th grade, of the 1st Cycle of Secondary Education, in the municipality of Benguela, favor the appropriation of the learning provided in the curriculum? In order to respond to the research problem, we sought to characterize the conceptions and professional practices of mathematics teachers of the 9th grade, of the 1st Cycle of Secondary Education, in the city of Benguela, Angola, regarding the learning provided in the curriculum, as well as listening to the opinions of the students about the teaching-learning strategies used in class. The adopted methodology is inserted in the interpretative paradigm and was accomplished through the holding of two case studies (teachers of Mathematics of the 9th grade), in different schools and Pedagogic Intervention Zones. The results obtained allowed us to conclude that: (i) teachers favor more curricular learning in the area of knowledge and less of know-how and know-being; (ii) perform more tasks of the type exercises and less of the problem solving; (iii) they pay more attention to the content and less to the student's involvement in the construction of knowledge, in a logic, more traditional orientation than in a contextualized perspective; (iv) the material resources available to them are insufficient for quality professional practice; (v) the summative evaluation is very marked, compared to the diagnostic and formative evaluations. Basically, there is a teacher-centered pedagogical model that puts across the contents of the curriculum.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76360
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Augusta Domingas.pdfTese de Doutoramento4,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID