Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76188

TítuloOman higher education institutions dealing with artificial intelligence
Outro(s) título(s)Instituições de ensino superior de Omã lidando com inteligência artificial
Autor(es)Ayed, Imad Adel Husni
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveDesenvolvimento educacional
Ensino superior
Inteligência artificial
Omã
Tecnologia educativa
Artificial intelligence
Educational advancement
Educational technology
Higher education
Oman
Data13-Jan-2022
Resumo(s)Investigação abundante em inteligência artificial (IA) e nos avanços da tecnologia tem-se focado na melhoria da capacidade de tomada de decisão e correspondentes transações rápidas de um sistema computacional. Neste projeto, estudou-se a implantação da IA e de novos sistemas em Instituições de Ensino Superior (IES), para alcançar estratégias institucionais. Os seus objetivos visaram examinar a eficiência das tecnologias de IA atualmente adotadas em relação à atividade educacional das IES, para identificar as perceções e visões dos seus estudantes e colaboradores sobre a introdução da IA na sua atividade académica, para investigar o impacto da IA no planeamento, implementação e melhoria da sua atividade académica e para recomendar várias ações corretivas para superar os desafios enfrentados pelas IES na implementação de procedimentos de IA. IA é uma tecnologia emergente que evoluiu na forma de Aprendizagem de Máquina, Processamento de Aprendizagem Natural, Interação Homem-Máquina, etc. Inicialmente, a IA foi amplamente adotada no setor corporativo e, recentemente, no Ensino Superior. O principal objetivo das Instituições de Ensino Superior é experimentar a tecnologia e colher os benefícios do novo sistema. No entanto, tal adoção é marginal, havendo ainda um longo caminho a percorrer para a IA no contexto do processo de ensino aprendizagem e para substituição de um instrutor por uma máquina/robô. Esta investigação procurou determinar o estado atual da IA no setor de Ensino Superior no Sultanato de Omã, estudou as oportunidades associadas e explorou os desafios que se colocam. A investigação também abordou a perspetiva dos especialistas sobre IA, as dificuldades de aceitação e a formação necessária para os membros do corpo docente. Para o conseguir, usando o Monkey Survey, foi realizado um inquérito em Instituições de Ensino Superior em Omã, envolvendo funcionários de tecnologia da informação e docentes, para entender os seus pontos de vista sobre oportunidades e desafios associados à implementação de novos sistemas de IA no ensino superior. Os dados foram analisados com médias ponderadas. Além disso, esta pesquisa estudou a prontidão do mercado local para adaptar IA na educação, deu sugestões adequadas para aproveitar potenciais oportunidades e avaliou soluções para o crescimento das Instituições de Ensino Superior no Sultanato de Omã.
Extensive Research in artificial intelligence (AI) and advancement in technology focused on improving the decision-making capabilities of a system/computer and thereby fast transactions. This research studied the implementation of AI in Higher Education Institutions and implementation of new systems to achieve corporate strategies. The objectives of this research aimed to examine the efficiency of current adopted AI technologies in relation to HEIs’ educational activity, to identify students’ and HEIs staff’s perceptions and views on the introduction of AI in their academic activity, to investigate AI’s impact on planning, implementing and improving HEIs academic activity and to recommend various remedial actions to overcome challenges faced by HEIs in implementing AI procedures. AI is an emerging technology which has evolved in the form of Machine Learning, Natural Learning Processing, Human-Machine Interaction etc. Initially AI has been widely adapted in the corporate sector and recently in Higher Education. The main objective of Higher Education Institutions is to experiment with technology and reap the benefits from the new system. However, it is marginal because there is still a long way to go for AI in the context of teaching-learning process and replacing an instructor with a machine/robot. This research tried to determine the current status of AI in the Higher Education sector in the Sultanate of Oman, studied opportunities associated with it and explored challenges. This research also addressed the community experts’ perspective on AI, difficulties in accepting and training needed to faculty members. To achieve this, a survey was conducted using Monkey Survey on Higher Education Institutions in Oman by involving information technology staff and faculty to understand their viewpoints on opportunities and challenges associated with implementation of new AI systems in higher education. Data was analyzed using weighted average. Also, this research studied local market readiness to adapt AI in education, gave reasonable suggestions to grab potential opportunities and assessed possible solutions for the growth in Higher Education Institutions in the Sultanate of Oman.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Educational Sciences (especialidade em Educational Technology)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76188
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese+retificada.pdf1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID