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https://hdl.handle.net/1822/76178
Título: | A importância da sustentabilidade no design emocional de roupa de cama |
Autor(es): | Martins, Sofia Margarida Loureiro Albuquerque Oliveira |
Orientador(es): | Abreu, Maria José Cabral, Isabel Maria Dias |
Palavras-chave: | Design emocional Roupa de cama Sustentabilidade Emotional design Bedding Sustainability |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Sem que o Homem se aperceba, o design emocional está presente em toda a sua vida, desde o
nascimento até à morte. É a partir das emoções geradas pelos estímulos sensoriais captado pelos
cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), que analisa e projeta todos os objetos do
quotidiano, com o propósito da funcionalidade, de estética apelativa, sedutor e envolvente.
Qualquer indivíduo, seja qual for a sua cultura do ambiente social em que se desenvolve, refugiase
na comodidade da sua casa. Focada neste refúgio é designada a cama como a área íntima
para o seu conforto. Esta é composta por algumas camadas constituídas por têxteis para combater
carências termofisiológicas e psicológicas por parte do beneficiário. Dos têxteis, a roupa de cama
é a que que acompanha as mais variadas fases da vida do Homem.
É sobre este argumento que se analisa a aplicação e influência das emoções no setor da roupa
de cama, motivando os constantes avanços e melhoramentos. De acordo com esta visão pretendese
alcançar o enaltecimento deste artigo de design nas empresas do setor, através da reflexão do
processo criativo influenciado pelas emoções com a proposta da estratégia sustentável para a
produção afim de melhorar o desempenho da roupa de cama. A proposta sustentável aparece nas
últimas décadas no têxtil lar para satisfazer as necessidades e garantir as emoções positivas no
consumidor por meio da qualidade dos processos de produção, no desempenho e estética da
roupa de cama assim como pelo cumprimento de uma responsabilidade social para com o
ambiente cada vez mais urgente e essencial enquanto base. Unbeknownst to man, emotional design is present throughout his life, from birth to death. From his emotions generated from the sensory stimuli captured by the five senses (sight, hearing, smell, touch and taste), that he analyses and designs all everyday objects, with the purpose of engage himself with their functionality, enjoy their appealing, seductive and surrounding aesthetics. Any individual, whatever it’s the culture of the social environment in which he develops himself, shelters in the comfort of their own home. Focused on this refuge, the bed is designated as the intimate comfort area of the home. This is made up of some layers made up of bed textiles created to combat thermophysiological and psychological needs on the part of the beneficiary. Among textiles, bed linen is the one that accompanies the most varied stages of man's life. It is on this argument that the application and influence of emotions in the bed linen sector is analysed, motivating constant advances and improvements. According to this vision, it is intended to achieve the enhancement of this design article across companies in the sector, through the reflection of the creative process influenced by emotions with the proposal of a sustainable strategy for production in order to improve the performance of bed linen. The sustainable proposal appears in recent decades in home textiles to satisfy the needs and ensure positive emotions in the consumer through the quality of production processes, the performance and aesthetics of bed linen as well as the fulfilment of a social responsibility towards the environment increasingly urgent and essential as a base. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing do Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76178 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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