Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76178

TítuloA importância da sustentabilidade no design emocional de roupa de cama
Autor(es)Martins, Sofia Margarida Loureiro Albuquerque Oliveira
Orientador(es)Abreu, Maria José
Cabral, Isabel Maria Dias
Palavras-chaveDesign emocional
Roupa de cama
Sustentabilidade
Emotional design
Bedding
Sustainability
Data2021
Resumo(s)Sem que o Homem se aperceba, o design emocional está presente em toda a sua vida, desde o nascimento até à morte. É a partir das emoções geradas pelos estímulos sensoriais captado pelos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), que analisa e projeta todos os objetos do quotidiano, com o propósito da funcionalidade, de estética apelativa, sedutor e envolvente. Qualquer indivíduo, seja qual for a sua cultura do ambiente social em que se desenvolve, refugiase na comodidade da sua casa. Focada neste refúgio é designada a cama como a área íntima para o seu conforto. Esta é composta por algumas camadas constituídas por têxteis para combater carências termofisiológicas e psicológicas por parte do beneficiário. Dos têxteis, a roupa de cama é a que que acompanha as mais variadas fases da vida do Homem. É sobre este argumento que se analisa a aplicação e influência das emoções no setor da roupa de cama, motivando os constantes avanços e melhoramentos. De acordo com esta visão pretendese alcançar o enaltecimento deste artigo de design nas empresas do setor, através da reflexão do processo criativo influenciado pelas emoções com a proposta da estratégia sustentável para a produção afim de melhorar o desempenho da roupa de cama. A proposta sustentável aparece nas últimas décadas no têxtil lar para satisfazer as necessidades e garantir as emoções positivas no consumidor por meio da qualidade dos processos de produção, no desempenho e estética da roupa de cama assim como pelo cumprimento de uma responsabilidade social para com o ambiente cada vez mais urgente e essencial enquanto base.
Unbeknownst to man, emotional design is present throughout his life, from birth to death. From his emotions generated from the sensory stimuli captured by the five senses (sight, hearing, smell, touch and taste), that he analyses and designs all everyday objects, with the purpose of engage himself with their functionality, enjoy their appealing, seductive and surrounding aesthetics. Any individual, whatever it’s the culture of the social environment in which he develops himself, shelters in the comfort of their own home. Focused on this refuge, the bed is designated as the intimate comfort area of the home. This is made up of some layers made up of bed textiles created to combat thermophysiological and psychological needs on the part of the beneficiary. Among textiles, bed linen is the one that accompanies the most varied stages of man's life. It is on this argument that the application and influence of emotions in the bed linen sector is analysed, motivating constant advances and improvements. According to this vision, it is intended to achieve the enhancement of this design article across companies in the sector, through the reflection of the creative process influenced by emotions with the proposal of a sustainable strategy for production in order to improve the performance of bed linen. The sustainable proposal appears in recent decades in home textiles to satisfy the needs and ensure positive emotions in the consumer through the quality of production processes, the performance and aesthetics of bed linen as well as the fulfilment of a social responsibility towards the environment increasingly urgent and essential as a base.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing do Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76178
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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