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dc.contributor.advisorNunes, Manuel Lopespor
dc.contributor.authorFerreira, Andreia Maria Gomespor
dc.date.accessioned2022-02-22T12:09:36Z-
dc.date.available2022-02-22T12:09:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76115-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractA presente dissertação é resultado do projeto desenvolvido ao longo do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, tendo esse projeto sido desenvolvido na Gewiss Portugal, com o objetivo de melhorar as atividades de recolha de produto final e preparação do mesmo para expedição, aplicando princípios Lean. O projeto teve cinco fases – diagnóstico, planeamento, ação, avaliação e especificação da aprendizagem – seguindo a metodologia Investigação-Ação. Depois da elaboração da revisão da literatura e da apresentação da empresa, foi descrito e analisado o fluxo interno do produto e as tarefas da responsabilidade do operador da expedição. Esta análise crítica teve como objetivo a possível identificação de desperdícios associados a estas atividades e quais os pontos fracos na sua forma de execução. Para a realização da análise crítica, foram observadas as tarefas realizadas pelos operadores, tendo-se concluído que existia uma falta de uniformização na forma como as tarefas eram realizadas pelos operadores do primeiro turno e pelo operador do segundo turno, resultando numa acumulação de stock sem deferimento ao longo da semana. Por outro lado, a disposição dos carros com caixas de produto final e das paletes onde essas caixas deveriam ser colocadas, resultava em movimentações desnecessárias que tinham de ser efetuadas pelos operadores. Identificou-se, ainda, uma elevada possibilidade de erro devido à forma como o material era introduzido em sistema ao longo da semana. Para atenuar os desperdícios identificados, foram elaboradas várias propostas de melhoria, nomeadamente uma reestruturação do layout da zona de expedição e a utilização de uma aplicação para inserção do material em sistema. A implementação de algumas das propostas de melhoria levou à diminuição das distâncias percorridas pelos operadores em cerca de 74% e também a uma redução em 28% do tempo necessário para a execução das tarefas, bem como a eliminação da acumulação de material e a diminuição da probabilidade de erro.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of the project developed during the 5th year of the Integrated Master in Engineering and Industrial Management, at Gewiss Portugal, with the aim of improving the activities of collecting the final product and preparing it for shipment, applying Lean principles. The project had five phases – diagnosis, planning, action, assessment, and specification of learning – following the Action-Research methodology. After the preparation of the literature review and the presentation of the company, the internal flow of the product and the tasks under the responsibility of the shipping operator were described and analyzed. This critical analysis aimed to identify the possible waste associated with these activities and what are the weaknesses in their way of execution. To carry out the critical analysis, the tasks performed by the operators were observed, and it was concluded that there was a lack of uniformity in the way the tasks were performed by the first shift operators and by the second shift operator, resulting in an accumulation of stock without deferral throughout the week. On the other hand, the arrangement of carts with boxes of final product and of the pallets where these boxes should be placed, resulted in unnecessary movements that had to be carried out by the operators. It was also identified a high possibility of error due to the way the material was introduced into the system throughout the week. In order to reduce the waste identified, several proposals for improvement were made, namely a restructuring of the layout of the shipping area and the use of an application to insert the material into the system. The implementation of some of the improvement proposals led to a reduction in the distances traveled by operators by around 74% and to a reduction of 28% in the time required to carry out tasks, as well as the elimination of the accumulation of material and the error probability reduction.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectDesperdíciospor
dc.subjectExpediçãopor
dc.subjectLean thinkingpor
dc.subjectUniformizaçãopor
dc.subjectShipmentpor
dc.subjectStandardizationpor
dc.subjectWastespor
dc.titleMelhoria das atividades de recolha e preparação do produto final para expedição aplicando princípios Leanpor
dc.title.alternativeImproving the activities of collecting the final product and preparing it for shipment by applying Lean principleseng
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202775445por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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