Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76109

TítuloPromoção de competências de autorregulação com crianças com paralisia cerebral: o impacto percebido de uma intervenção baseada na narrativa
Outro(s) título(s)Promotion of self-regulation skills in children with cerebral palsy: the perceived impact of a narrative-based intervention
Autor(es)Moraes, Lívia Nogueira de
Orientador(es)Rosário, Pedro
Pereira, Armanda
Palavras-chaveAutorregulação
Autonomia
Desenvolvimento de competências
Estratégias de autorregulação
Paralisia cerebral
Autonomy
Cerebral palsy
Self-regulation
Self-regulation strategies
Skills development
Data2021
Resumo(s)A Paralisia Cerebral (PC) é considerada como a desordem física mais comum na infância. Crianças com PC demonstram maior predisposição para o desenvolvimento de dificuldades relacionadas com competências de autorregulação. Consequentemente, tendem a apresentar prejuízos na sua autonomia. Ainda que não progressiva, a PC não é imutável. Logo, a intervenção precoce direcionada para as necessidades específicas das crianças constitui uma abordagem eficaz para a promoção destas competências. Este estudo tem como objetivo analisar e aprofundar o conhecimento acerca dos resultados de eficácia no programa de intervenção para promover competências de autorregulação – “As Incríveis Aventuras de Anastácio, O Explorador” -, através do impacto percebido pelas crianças com PC e respetivos pais/cuidadores. O estudo contou com 30 participantes (15 crianças com PC que participaram na intervenção e 15 pais/cuidadores). Os dados foram recolhidos com recurso a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados recorrendo a análise temática. Foram identificados três temas neste estudo: i) A importância de pensar antes durante e depois ii) Depois do Anastácio acredito que sou capaz iii) Quem não desistir há-de conseguir. Os resultados corroboram e aprofundam o conhecimento acerca da eficácia do programa de intervenção. As implicações dos resultados deste estudo para a promoção de competências de autorregulação em crianças com PC são discutidas.
Cerebral Palsy (PC) is considered the most common physical disorder in childhood. Children with PC show a greater predisposition for the development of difficulties related to self-regulation skills. Consequently, they tend to present losses in their autonomy. Although not progressive, PC is not immutable. Therefore, early intervention directed to the specific needs of children is an effective approach to promote these skills. This study aims to analyze and deepen the knowledge about the results of effectiveness in the intervention program to promote self-regulation skills - "The Incredible Adventures of Anastasio the Explorer" - through the impact perceived by children with PC and their parents/caregivers. The study had 30 participants (15 children with PC who participated in the intervention and 15 parents/caregivers). The data were collected using a semi-structured interview. The data were analyzed using thematic analysis. Three themes were identified in this study: i) The importance of thinking before during and after ii) After Anastácio I believe I am capable iii) Who doesn't give up will succeed. The results corroborate and deepen the knowledge about the effectiveness of the intervention program. The implications of the results of this study for the promotion of self-regulation skills in children with PC are discussed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76109
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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