Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76089
Título: | Adaptation of the methodology SBTool for sustainability assessment of high school buildings in Portugal - SAHSBPT |
Autor(es): | Saraiva, Tatiana Santos |
Orientador(es): | Almeida, M. T. M. Bragança, L. |
Palavras-chave: | SBTool edifícios escolares ferramentas de avaliação de sustentabilidade sustentabilidade school buildings sustainability assessment tools sustainability |
Data: | 6-Mar-2020 |
Resumo(s): | Décadas atrás, a única exigência para construir um edifício era dar aos homens as condições certas para
a execução de suas atividades. Atualmente existem amplas preocupações relacionadas com a
sustentabilidade em edifícios. Os objetivos da União Europeia no programa Horizonte 2020 visam
reduzir o impacto ambiental através de estratégias como a melhoria da eficiência energética e a
utilização de tecnologias renováveis. Com relação à meta do desenvolvimento sustentável - que integra
dimensões ambientais, sociais e econômicas relacionadas à preservação do planeta e à integridade dos
consumidores - vários tipos de ferramentas de certificação de sustentabilidade são atualmente usados
na indústria da construção, por exemplo, Sustainable Building Tool SBTool (Sustainable Building
Tool), LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) and BREEAM (Building Research
Establishment Environmental Assessment Method). Existem metodologias internacionais de
sustentabilidade desenvolvidas especificamente para escolas secundárias e metodologias específicas
para a realidade portuguesa, como Natura Domus, LiderA e SBtoolPT (Sustainable Building Tool,
Portugal). Atualmente, com a preocupação em Portugal em requalificar as escolas, tornou-se necessário
desenvolver uma metodologia específica para os edifícios escolares de acordo com a realidade
portuguesa. A importância de uma metodologia específica que avalie a sustentabilidade do ambiente
escolar é reduzir os impactos ambientais desses edifícios, desenvolver as condições de conforto
ambiental dos alunos, melhorar o aprendizado e a qualidade de vida e aumentar a conscientização dos
alunos sobre sustentabilidade. Este trabalho destaca a metodologia SBTool que é empregada em vários
países e pode ser adaptada às instituições de ensino secundário como base para a formulação de cidadãos
responsáveis e o desenvolvimento de um país. O principal objetivo deste estudo é adaptar uma
ferramenta de avaliação da sustentabilidade já existente (SBToolPT), mantendo alguns indicadores
enquanto modifica e adiciona outros, de forma a desenvolver uma metodologia específica para a
Avaliação da Sustentabilidade dos Edifícios Escolares do ensino secundário em Portugal - SAHSBPT.
Para atingir esse objetivo, outras metodologias que já incorporam parâmetros relativos ao ambiente
escolar são analisadas, como as LEED BD + C Schools, BREEAM Education 2008 e o SBTool for K12
Schools. Pretendeu-se testar a viabilidade e validar esta nova versão da metodologia, aplicando-a a um
edifício escolar em Guimarães, Portugal. Para tanto, foram adotadas as seguintes estratégias: pesquisa
bibliográfica; estudo profundo do sistema SBTool; estudo dos indicadores de sustentabilidade,
categorias e dimensões das metodologias sustentáveis; aplicação da metodologia ao edifício do ensino
médio da Escola Secundária Francisco de Holanda, construído pela Empresa Parque Escolar. Este
trabalho também pretendeu iniciar o estudo para adaptar esta metodologia a todas as regiões brasileiras,
começando com as análises específicas para escolas em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Foram
aplicados questionários sobre conforto ergonómico, térmico, visual, acústico e de qualidade do ar, e
outros aspetos relacionados com a tomada de consciência sobre questões de sustentabilidade nas escolas
portuguesas. O mesmo questionário foi aplicado em dois edifícios do ensino secundário em Juiz de Fora
– Colégio Academia e Colégio de Santa Catarina - para entender qual a diferença entre as realidades
portuguesa e brasileira em relação às condições de conforto. Foi feita uma comparação entre os
resultados das duas escolas, comprovando a necessidade da elaboração de uma metodologia para
diferentes regiões. Este estudo também demonstrou a necessidade de incluir aspetos ergonómicos nas
metodologias de avaliação de sustentabilidade dos edifícios escolares. Decades ago, the only requirement to construct a building was to give men the right conditions for the performance of their activities. Nowadays, there are major concerns related to sustainability in buildings. With regard to the objective of sustainable development in buildings—which integrates economic, social, and environmental dimensions relating to the comfort of consumers and the protection of the earth—several forms of sustainability assessment are currently used in the construction industry e.g., the Sustainable Building Tool (SBTool), the LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) and the BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method). There are international sustainability assessment tools planned specifically for school buildings and tools specific to the reality of Portugal, such as SBtoolPT (Sustainable Building Tool, Portugal), Natura Domus and LiderA (Leading the Environment for Sustainable Construction). Currently, with the concern in Portugal to requalify high schools, it has become required to elaborate a specific sustainable building tool for school environments according to the reality of Portugal. The imporancet of a specific methodology thar asses sustainability for the school environment is to reduce the environmental impacts of these buildings, develop the conditions of environmental comfort of students, improving learning and quality of life, increase the awareness of student about sustainable This work emphasizes the SBTool methodology that is applied in several countries and can be adjusted to high school buildings as the basis for the development of a country. The main purpose of this thesis is to adapt an already existing methodology of sustainability (SBToolPT), maintaining some indicators while adding and modifying others, to elaborate a method specifically dedicated to the Sustainability Assessment of High School Buildings in Portugal—SAHSBPT. To achieve this goal, other methodologies that already include parameters relating to the school environment are analysed, such as the SBTool for K–12 Schools, LEED Building Design and Construction School (LEED BD + C Schools) and BREEAM Education 2008. It was intended to test the viability and validate this new methodology version by applying it to a school building in Guimarães, Portugal. For that purpose, the following strategies were adopted: literature review; deep study of the SBTool system; study of the sustainability indicators, categories, and dimensions of sustainable methodologies; application of the methodology to the high school building of Escola Secundária Francisco de Holanda, built by Parque Escolar. This work also intended to start the study to adapt this methodology to Brazil, beginning with the specific analyses of two schools in Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil. Questionnaires about ergonomic, thermal, visual, acoustics and air quality comfort, and other sustainability awareness aspects were applied in the Portuguese school, to determine the weight of each comfort indicator according to the Portuguese reality. The same questionnaire was applied in two high school buildings in Juiz de Fora – Academia School and Santa Catarina School – to understand the difference between those Portuguese and Brazilian realities regarding comfort conditions. A comparison between the results of the three schools was made, proving the necessity of the elaboration of a methodology for different regions. This study also demonstrated the need to include ergonomic aspects in the sustainability assessment methodologies of school buildings. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Doctoral Thesis in Sustainable Built Environment |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76089 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tatiana Santos Saraiva.pdf | Tese de doutoramento | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons