Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76078
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Carolina Maria Boccuzzi | por |
dc.contributor.author | Franzolini, Fernanda | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T14:02:10Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T14:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Santana, C.M.B., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2022) Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – projeto de doutoramento. In: Livro de Resumos – VI ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação). Leiria: Insituto Politécnico de Leiria, p.24 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/76078 | - |
dc.description.abstract | Muitas vezes, o ensino de Biologia apresenta um cenário de fragmentação e desconexão entre seus conteúdos (Krasilchik, 2008). Assim, recomenda-se utilizar cladogramas para integrar o ensino sobre a biodiversidade e apresentar sua história evolutiva (Santos & Calor, 2007). Tal abordagem pode ajudar a desenvolver um pensamento filogenético (do inglês, “tree thinking”), que compreende os seres vivos como parte de uma árvore evolutiva (O’Hara, 1997), sendo importante que haja o trabalho com o professor sobre este tema (Coutinho & Bartholomei-Santos, 2019). Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar e analisar as possibilidades e desafios presentes no ensino sobre a diversidade dos seres vivos através do pensamento filogenético, presentes: (1) em pesquisas sobre ensino de Ciências e Biologia; (2) em entrevistas com dez professores brasileiros e dez portugueses, atuantes do 6º ao 12º ano de escolarização, de maneira a verificar a influência de seus contextos em seu conhecimento e suas práticas; (3) em discussões e atividades realizadas no contexto de um curso de formação contínua com professores brasileiros, para compreender quais possibilidades e desafios são mobilizados neste contexto. Realizou-se uma busca em plataformas acadêmicas pelos termos “tree thinking”, “cladogram” e “phylogenetic tree” e suas traduções em português e espanhol, focada em artigos com relação ao ensino sobre a temática, o que resultou em 43 trabalhos, que foram lidos, com foco na metodologia, resultados, discussão e conclusões, e categorizados. As entrevistas estão a ser videogravadas, transcritas, e analisadas a partir de procedimentos propostos para o tratamento de dados qualitativos (Marshall & Rossman, 2006), e elementos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Assim, a análise envolveu: imersão nos dados, definição da categorização e unidades de registro e de contexto, codificação e contagem. As atividades e discussões do curso de formação contínua estão a ser transcritas, tabuladas e analisadas. Até o momento, foram obtidas categorias sobre possibilidades e desafios relacionados com o conteúdo (construção, interpretação e comparação de árvores filogenéticas), e com a dimensão pedagógica, sendo divididas em subcategorias, para detalhamento. A partir das entrevistas analisadas, percebe-se que todas as professoras reconhecem a representação, utilizam-na em sala de aula e compreendem sua importância. No entanto, desafios conceituais, curriculares e pedagógicos também são encontrados. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi parcialmente financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) | por |
dc.relation | UIDB/00317/2020 | por |
dc.relation | UIDP/00317/2020 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Árvores filogenéticas | por |
dc.subject | Cladogramas | por |
dc.subject | Ensino de Biologia | por |
dc.subject | Diversidade dos seres vivos | por |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.title | Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético - projeto de doutoramento | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://vienjie.ipleiria.pt/ | por |
oaire.citationStartPage | 24 | por |
oaire.citationEndPage | 24 | por |
oaire.citationConferencePlace | Leiria | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Resumos – VI ENJIE | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VI-ENJIE_Biodiversidade-Filogenia.pdf | 247,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons