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TítuloEquidade e excelência em educação: Dilemas e tensões na sociedade contemporânea
Autor(es)Souza, António R. A.
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveEquidade
Excelência
Políticas educativas
Sociologia da educação
Data2-Fev-2022
EditoraUA Editora
CitaçãoSouza, António R. A. & Torres, Leonor L. (2022). Equidade e excelência em educação: Dilemas e tensões na sociedade contemporânea. In M. H. Araújo & L. Morgado (Orgs.), Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 1027-1039). Aveiro: Universidade de Aveiro Editora.
Resumo(s)A democratização do acesso à escola veio acompanhada da exigência na melhoria da qualidade do ensino. No início desse processo, diversos estudos revelaram que a escola fracassava na tentativa de oferecer educação de qualidade para todos. Estudos como os de Bourdieu e Passeron (2014) serviram para confirmar que a escola reproduz as desigualdades de origem dos estudantes e não contribui para a mobilidade social dos grupos desfavorecidos. Como consequência, alguns países se lançaram no combate ao insucesso e ao abandono escolar, e intensificaram as exigências na produção da excelência acadêmica, em uma clara apologia ao culto a meritocracia. A combinação entre a preocupação com a equidade na educação e a busca pela excelência se tornou uma prioridade política em diferentes partes do mundo, sobretudo pela real dificuldade de conciliar as duas dimensões. Com efeito, estudos nacionais sobre a eficácia escolar e estudos comparativos internacionais acerca do desenvolvimento de habilidades-chave de jovens estudantes passaram a fomentar políticas educacionais, visando desenvolver habilidades em leitura, competências matemáticas e científicas e a estimular um desempenho excepcional e o desenvolvimento de habilidades especializadas. Em decorrencia desse fato, a relação entre equidade e excelência em educação acabou resultando em um profundo debate no campo da sociologia da educação. Os estudos e análises sobre os temas relevam que a maioria dos estudiosos reconhecem que precisamos de políticas educacionais que enfatizem a excelência e, ao mesmo tempo, exijam a equidade sob diversas perspectivas. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar sociologicamente, por meio de uma revisão teórica, os dilemas e tensões que se processam no atual sistema educacional, que ora prioriza os resultados de excelência, ora valoriza a equidade e ora procura uma conciliação de ambos os princípios.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76017
ISBN978-972-789-731-5
DOI10.48528/tr7a-j538
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.48528/tr7a-j538.
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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