Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75948
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Carla Fernandes | por |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T16:49:01Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T16:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.citation | Monteiro, C. (2021). A didática da competência comunicativa oral. Pensar, falar e participar em situações de interação oral. In A. M. Eyng & R. R. Costa (Eds.), Anais do XV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE: Inspirações, espaços e tempos da educação: V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE: VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente –SIPD (pp. 1048–1057). Pontifícia Universidade Católica do Paraná [PUCPR]. [ISSN: 2176-1396 / URL https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2021/ANAIS-XV-EDUCERE.pdf (OA)] | por |
dc.identifier.issn | 2176-1396 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/75948 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, o conceito de competência comunicativa oral (CCO) tem obtido destaque no contexto educacional, onde o domínio das habilidades de comunicação é considerado vital para o intercâmbio linguístico. O conceito competência comunicativa tem a sua origem na sociolinguística de Hymes (1972), compreendendo um saber linguístico e um saber sociolinguístico. A CCO contempla as habilidades que um indivíduo tem para se dirigir a outro com clareza, coerência e eficácia em situações comunicativas distintas, pelo que integra habilidades verbais, paraverbais e não-verbais (MONTEIRO, 2020; MONTEIRO et al., 2013; NÚÑEZ-DELGADO, 2002). A presente comunicação visa defender a importância do exercício e da avaliação da CCO na aula de ensino da língua materna. Além disso, pretende apresentar os resultados da implementação do programa Comunicação e expressão Oral - Falar, ouvir e ler no Ensino Básico – 7.º ano (CEO – 7). Este estudo de design quase-experimental teve como objetivo primordial analisar o impacto do CEO – 7 na CCO de 122 alunos de duas escolas do norte de Portugal, divididos por um grupo experimental (n = 67) e um grupo de controlo (n = 55), com uma média de idades de 12 anos. As sessões de aplicação do programa, operacionalizadas pelos professores da disciplina, abrangeram um bloco letivo semanal de 90/100 minutos ou duas aulas de 45/50 minutos. A avaliação da CCO dos alunos envolveu quatro momentos: pré-teste (outubro); 2.º momento (novembro); 3.º momento (março); pós-teste (maio). Os desempenhos foram avaliados com a GROACCO (Grelha de registo, observação e avaliação da competência comunicativa oral), que permite avaliar as habilidades comunicativas verbais (conhecimento do tema, vocabulário, argumentação, coerência), paraverbais (clareza, expressividade, tom de voz, ritmo) e não-verbais (gestos, olhar, postura) (Monteiro et al., 2013). Os resultados das análises estatísticas (MANCOVA e ANCOVA) mostram que o GE apresentou ganhos significativamente superiores aos do GC, nos três domínios que integram a CCO e no score total. Concluindo, o CEO – 7 revela ser um contributo valioso para o ensino explícito das habilidades comunicativas orais e respetiva avaliação. | por |
dc.description.sponsorship | Este projeto de investigação foi financiado por Fundos Nacionais através da Bolsa de Doutoramento [SFRH/BD/116722/2016] atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.Foi também cofinanciado, por Fundos Nacionais através da FCT, no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) | por |
dc.relation | SFRH/BD/116722/2016 | por |
dc.relation | UIDB/00317/2020 | por |
dc.relation | UIDP/00317/2020 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Competência comunicativa oral | por |
dc.subject | Didática da língua | por |
dc.subject | Avaliação das aprendizagens | por |
dc.title | A didática da competência comunicativa oral: pensar, falar e participar em situações de interação oral | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2021/ANAIS-XV-EDUCERE.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 1048 | por |
oaire.citationEndPage | 1057 | por |
oaire.citationConferencePlace | Paraná, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Anais do Congresso Nacional de Educação | por |
sdum.conferencePublication | Anais do XV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE: Inspirações, espaços e tempos da educação: V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE: VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente –SIPD | por |
oaire.version | AM | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educere 2021- Monteiro.pdf | 779,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons