Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75926
Título: | Perspectivas curriculares sobre o ensino da música em Portugal. Interpretando o palimpsesto |
Autor(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Pedagogia musical Usos e funções da música Políticas de ensino da música Currículo artístico Metas da educação musical Objectivos do ensino da música |
Data: | 2018 |
Editora: | Sociedade Musical de Guimarães Universidade do Minho |
Citação: | Vieira, M. H. (2018). Perspectivas curriculares sobre o ensino da música em Portugal. Interpretando o palimpsesto. In Vieira, M. H. & Cachada, A. (Orgs). Pensar a Música III (pp. 61-72). Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães e Universidade do Minho |
Resumo(s): | À luz da peça de teatro "A lição" de Eugène Ionesco (1950), e convocando a perspectiva simultâneamente cómica e trágica da relação pedagógica, este capítulo visa alertar para as falsas seguranças tradicionalmente associadas ao panorama curricular do ensino da música historicamente instituído e sedimentado. Convida-se o leitor a olhar esse património político pedagógico como cristalizador de relações de poder e como matéria processual passível de reflexão crítica (como a sua própria plasticidade histórica comprova), bem como de readequação sociológica e de aggiornamento. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75926 |
ISBN: | 978-989-98539-3-5 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vieira_2018_ Perspectivas curriculares_ Palimpsesto.pdf | 7,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons