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https://hdl.handle.net/1822/75918
Título: | Educação musical para todos: por uma política de participação no ensino da música |
Autor(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Educação musical Acesso à educação artística Contemplação estética Participação Alexander Gottlieb Baumgarten David Elliott |
Data: | 2014 |
Editora: | Sociedade Musical de Guimarães |
Citação: | Vieira, M. H. (2014). Educação musical para todos. Por uma política de participação no ensino da música. In Vieira, M. H. & Cachada, A. (Org.) Pensar a Música II, (pp. 61-85). Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães e Universidade do Minho |
Resumo(s): | Neste capítulo faz-se uma reflexão sobre a fragmentação curricular no ensino de música entre uma perspectiva de contemplação estética de raiz barroca baumgartiana (que ainda hoje perdura) e uma perspectiva participativa, na esteira de David Elliott, que advoga uma abordagem completa ao ensino e aprendizagem da música para todos os cidadãos. Sublinha-se a clivagem entre um culto mimético dos repertórios sem verdadeiro domínio funcional da linguagem musical e uma abordagem pedagógica performativa e de desenvolvimento da criatividade. Analisa-se também o impacto destas duas perspectivas na estruturação e cristalização curriculares. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75918 |
ISBN: | 978-989-98539-2-8 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Vieira_2014_Ed Musical para Todos_Pensar a Musica 2_SMG_UM.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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