Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75915

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.authorFerro, Marcela Coladellopor
dc.contributor.authorMagalhães, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2022-02-14T09:59:37Z-
dc.date.available2022-02-14T09:59:37Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Reis da, FERRO, Marcela e MAGALHÃES, Helena (2021). «A relevância do conhecimento da história da literatura para a infância no processo de mediação leitora» in Elos Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, Nº 8, pp. 1-11.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75915-
dc.description.abstractProcede-se, neste estudo, a uma problematização do lugar e da relevância da História da Literatura no âmbito da formação de mediadores de leitura, bem como da qualidade das suas práticas. A partir de uma abordagem genérica da obra de António Torrado (1939-2021), seguida de uma referência analítica a alguns dos seus textos narrativos que compõem o vasto universo das retextualizações, revisitações ou reescritas do acervo literário tradicional oral para a infância, procura-se concluir acerca da pertinência do conhecimento da História da Literatura para o aprimoramento de práticas de mediação de leitura empreendidas por mediadores verdadeiramente capacitados para tal, ou seja, mediadores cujo intertexto leitor (Fillola, 2001) seja também diacronicamente rico e preenchido de referências literárias diversas em termos de data ou época de edição, autoria, modo ou género literário, estilo, entre outros.por
dc.description.abstractEn este estudio se procede a problematizar el lugar y la relevancia de la Historia de la Literatura en la formación de los mediadores de lectura, así como la calidad de sus prácticas. A partir de una aproximación genérica a la obra de António Torrado (1939-2021) y el breve análisis de algunos de sus textos narrativos que conforman un vasto universo de retextualizaciones, revisitaciones o reescrituras de la literatura de tradición oral para la infancia, se busca aportar conclusiones acerca de la relevancia del conocimiento de la Historia de la Literatura para el perfeccionamiento de las prácticas de mediación lectora realizadas por mediadores realmente capacitados para ello; es decir, mediadores cuyo intertexto lector (Fillola, 2001) sea también diacrónicamente rico y esté repleto de diversas referencias literarias en relación con la fecha o época de edición, autoría, modo o género literario, estilo, entre otros.por
dc.description.abstractIn this study, we aim at problematize the place and relevance of the History of Literature in the context of training reading mediators, as well as in the quality of their practices. From a generic approach to the literary work of António Torrado (1939-2021), followed by an analytical reference to some of his narrative texts that make up the wide universe of retextualizations, revisitations or rewritings of the traditional oral literary heritage for children, conclude on the relevance of the knowledge of the History of Literature for the improvement of reading mediation practices undertaken by truly capable mediators, that is, mediators whose reader intertext is also diachronically rich and illed with several literary references in terms of date or publishing period, authorship, literary mode or genre, style, among others.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Santiago de Compostela (USC)por
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.relationUIDP/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectHistória da literaturapor
dc.subjectMediação leitorapor
dc.subjectAntónio Torradopor
dc.subjectLiteratura para niñospor
dc.subjectHistoria de la literaturapor
dc.subjectMediación lectorapor
dc.subjectChildren’s literaturepor
dc.subjectLiterary historypor
dc.subjectReading mediationpor
dc.titleA relevância do conhecimento da história da literatura para a infância no processo de mediação leitorapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage11por
oaire.citationIssue8por
oaire.citationConferencePlaceSantiago de Compostelapor
oaire.citationVolume8por
dc.identifier.eissn2386-7620-
dc.identifier.doi10.15304/elos.8.7975por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.subject.wosArts & Humanitiespor
sdum.journalElos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenilpor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7975-Texto do artigo-51506-1-10-20211129.pdf276,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID